NOS investe 30 milhões em infraestruturas na Madeira

2018-05-17 A NOS vai investir 30 milhões de euros nas infraestruturas de rede da região autónoma da Madeira, na que é a última fase de um ciclo plurianual de investimentos. A Huawei é o parceiro tecnológico deste projeto, que terá como resultado a transformação total da sua rede fixa em All Gigabit, visando a disponibilização de serviços Gigabit aos seus clientes e uma modernização completa da rede móvel para tecnologia 4.5G, evolutiva para 5G.

O anúncio foi feito pelo CEO da NOS, Miguel Almeida, no Funchal, com o operador a associar-se à comemoração do Dia Mundial das Telecomunicações. Durante o evento, que contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, o CEO da NOS destacou o compromisso de longa data da empresa para com a Madeira.
Esse compromisso foi agora renovado com o projeto de melhoria da rede, permitindo que os 250 mil habitantes e o tecido empresarial da Madeira beneficiem de uma infraestrutura mais robusta de suporte às suas comunicações. 

"A NOS tem investido nos últimos anos para dotar o arquipélago com as maiores e mais avançadas redes de comunicação, suporte e alavanca do desenvolvimento económico e social. Foi na Madeira que a NOS disponibilizou pela primeira vez uma rede 3G e será aqui que queremos que se inicie a transição para a quinta geração de comunicações móveis", referiu Miguel Almeida. Que adiantou que o compromisso é "continuarmos a ser um sólido parceiro de inovação e de disponibilizar sempre as melhores redes de nova geração para sermos efetivamente motor da promoção do crescimento e geração de valor dos madeirenses".

O aumento e melhoria na rede móvel com a tecnologia Single-RAN de última geração permite atualmente à NOS assegurar uma cobertura móvel de 98% da região autónoma com redes 4G e 4,5G, resultando num acréscimo de mais de 400% na capacidade de transmissão de dados e de 60% na capacidade e qualidade das chamadas de voz. Esta tecnologia antecipa o futuro do 5G, oferecendo mais capacidade de transmissão de dados, funcionalidades avançadas e uma superior eficiência no consumo energético.

O upgrade para esta tecnologia torna a rede móvel da NOS na Madeira NB-IoT ready, permitindo alavancar soluções de objetos conectados, também conhecido como paradigma Internet of Things, e soluções nas áreas do smart metering, smart cities, ou smart home.

A Huawei tem um sentimento especial pela Madeira, uma vez que foi nesta ilha que, em 2005, colocou ao serviço a primeira rede 3G Huawei da Europa, um marco importante para a empresa.  Volta agora a colaborar com a NOS na modernização da rede móvel da Madeira com os equipamentos 4.5G mais avançados do mercado, compatíveis com o 5G, permitindo oferecer aos clientes velocidades de transmissão de dados em linha com os mercados mais competitivos do mundo, bem como possibilitar o desenvolvimento de soluções para "Smart Cities" e Internet das Coisas, utilizando a tecnologia NB-IOT.

Na demonstração do evento do Funchal, foram utilizados o Huawei P20 Pro, Huawei P20 e Huawei Mate 10Pro. Estes equipamentos são os mais recentes lançamentos no mercado e têm em comum a inteligência artificial e o processador Kirin 970 que permitem tirar o melhor proveito da capacidade da rede.

"A Huawei tem vindo a demonstrar o seu compromisso em trazer as mais inovadoras soluções tecnológicas para a infraestrutura de telecomunicações em Portugal. Este projeto é mais um exemplo desse compromisso, vem permitir aos consumidores e às empresas usufruir de cada vez melhores serviços de telecomunicações", disse Chris Lu, CEO da Huawei Portugal.

Já o investimento na rede fixa da NOS na Madeira tem como objetivo a modernização total da rede, o que resultou numa cobertura de 100% dos lares madeirenses com uma rede que permite débitos de GB, ou seja, uma rede All Gigabit.  No decurso desta última fase de modernização foram cobertos mais de 10 mil lares, totalizando mais de 84 mil lares, sendo utilizados mais de 3,8 mil quilómetros de fibra ótica, com destaque para a criação das redes de nova geração construídas em Santana, São Vicente e Calheta.

No âmbito deste evento foi também assinado um protocolo de parceria entre a NOS e a Universidade da Madeira, com o objetivo de apoiar a investigação e desenvolvimento de iniciativas de matriz tecnológica e empresarial, cruzando o conhecimento e competências da Academia com o universo empresarial.  A NOS e a Huawei vão ainda premiar o mérito distinguindo os dois melhores alunos do ano letivo 2017/2018.

2018-05-25 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de competências em gestão de informação


2018-05-25 | Atualidade Nacional

Multinacional francesa lança iniciativa de captação internacional


Por violação de patentesda marca da maçã


Europeus têm mais controlo sobre recolha e utilização de dados pessoais


2018-05-25 | Breves do Sector

Para ajudar a implementar o Regulamento Europeu de Proteção de Dados


2018-05-21 | Breves do Sector

Incluem o conversível empresarial mais pequeno do mundo