Operadores nacionais deixam Huawei fora do core das redes 5G

2020-07-31 Altice/MEO, NOS e Vodafone vão deixar a Huawei de fora do core das suas redes móveis de quinta geração, um dos elementos fundamentais da infraestrutura. Apesar do governo não ter afastado a fabricante chinesa do fornecimento de equipamentos para o 5G, os operadores confirmaram esta semana à Reuters que não a vão incluir nessa componente.

De acordo com a agência de notícias Reuters, citando os porta-vozes de cada um dos três operadores, a decisão está tomada. No caso da NOS, que não terá equipamentos Huawei no núcleo da rede, pretende escolher os melhores parceiros para cada um dos componentes da infraestrutura 5G. Na Vodafone, o mesmo. Tal como na Altice, que reafirmou a posição que já tinha avançado em março, de não utilização de equipamentos Huawei no núcleo da rede 5G.

Já em março, o ECO avançava com a notícia de que os três operadores não tinham a intenção de usar equipamentos Huawei nos núcleos das suas infraestruturas 5G, apesar de não ser conhecida a posição do Governo. Que acabou por ser conhecida em junho, quando o Executivo avançou não ter intenção de aplicar qualquer restrição à escolha das marcas que podem fornecer componentes ou equipamentos das redes móveis 5G.

Esta semana, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, adiantou que a decisão dos operadores "não tem nada a ver com as opções ou imposições do Governo português, que nesta matéria está absolutamente alinhado com a orientação europeia".

Recorde-se que este tema surgiu depois das acusações dos Estados Unidos o perigo de segurança que a utilização de equipamentos da marca chinesa na 5G representaria para os diferentes países, acusando a China de espionagem. Desde então, Washington tem pressionado os vários países em todo o mundo no sentido de deixarem a marca chinesa de fora.


2020-09-24 | Atualidade Nacional

Com portefólio empresarial que alia inovação, desempenho e design


2020-09-24 | Atualidade Nacional

Roaming nacional poderá ser obrigatório para os operadores


2020-09-22 | Atualidade Nacional

Tecnológica está focada em ajudar clientes a reimaginar negócios no pós-pandemia


2020-09-17 | Atualidade Nacional

Dando acesso a conhecimento, recursos e ferramentas


2020-09-16 | Atualidade Nacional

Opinião de Nelson Pereira , responsável de Telco e Media da Minsait em Portugal


2020-09-16 | Atualidade Nacional

Na criação de postos de atendimento em regime de teletrabalho, entre outros


2020-09-16 | Atualidade Nacional

Portugueses chegam à Internet em força no verão


2020-09-16 | Atualidade Nacional

De acordo com o índice que avalia o posocionamento e a reputação das marcas


2020-09-14 | Atualidade Nacional

Grupo salienta cobertura de fibra e oferta de tv em 3 plataformas distintas