Programa UPSkill já tem candidaturas abertas para requalificação em TIC

2020-07-09 O Programa UPSkill - Digital Skills & Jobs, desenvolvido em parceria pela APDC, IEFP e CCISP, já arrancou com o processo de candidaturas. Todos aqueles que quiserem ter uma oportunidade profissional na área das TIC poderão encontrar no UPSkill uma alternativa. Este programa destina-se prioritariamente a pessoas desempregadas ou em sub-emprego, com o ensino secundário ou superior, que pretendam obter qualificações na área das tecnologias digitais.

O Programa visa proporcionar aos candidatos uma formação intensiva (6 meses) em áreas específicas enquadradas nas tecnologias de informação e comunicações, seguidos de 3 meses de formação em contexto de trabalho, numa das empresas aderentes. As candidaturas são apresentadas através do portal: https://upskill.pt/

Tendo como objetivo qualificar recursos humanos em tecnologias digitais, em áreas como Programação Java, Gestão de Plataformas Cloud ou Programação em Plataformas Low-Code, o ponto de partida do Programa assenta no levantamento de necessidades concretas do mercado, identificadas pelas empresas aderentes. No final da formação, as empresas aderentes selecionarão os profissionais a contratar.

Pretende-se com esta iniciativa, que junta a vontade das pessoas e das empresas, apostar numa qualificação que vai fazer efetivamente a diferença no mercado, contribuindo desta forma para acelerar a tão necessária recuperação da economia, numa altura em que se tornou ainda mais evidente a importância da transformação digital das organizações.

O Programa UPSkill - Digital Skills & Jobs resultou de um acordo assinado entre a APDC, o IEFP e o CCISP, no âmbito da 3.ª Conferência do INCoDe.2030, realizada em março deste ano. Conjuga, desta forma, o tecido empresarial, através da APDC, os Institutos Politécnicos, como polos formativos por excelência, e o IEFP, enquanto entidade que tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego em Portugal. Insere-se ainda e é reconhecido como uma iniciativa emblemática do ‘Plano de Ação para a Transição Digital', já anunciado pelo Governo.

Para a formação a ministrar em Lisboa, esta parceria vai ainda contar com a Universidade Nova de Lisboa e com o ISCTE, que se juntam ao projeto.
"Este programa evidencia claramente a vontade das empresas encontrarem novas formas de aumentar a sua competitividade, dando resposta à falta de profissionais qualificados, que é uma realidade crescente, reforçando por esta via a sua força de trabalho e a sua capacidade operacional. A iniciativa contribui, simultaneamente, também para a qualificação de pessoas nas zonas do interior e para a diminuição do número de desempregados, que está de novo a subir, na sequência da pandemia da COVID-19", refere Rogério Carapuça, Presidente da APDC.

"O envolvimento da rede de Institutos Superiores Politécnicos no Programa UPSkill evidencia bem a disponibilidade e a capacidade de formação à medida que existe neste momento, em consequência de uma crescente aproximação às empresas e às suas necessidades em termos de Talento. Estamos apostados em reconverter recursos humanos em TIC, através de uma formação intensiva e de qualidade", afirma Pedro Dominguinhos, Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

"Sendo o IEFP o serviço público de emprego nacional, que tem como missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, a participação no UPSkill faz todo o sentido. Trata-se de um projeto de requalificação e de promoção de uma política ativa de emprego, numa estratégia de verdadeira colaboração com o tecido empresarial", acrescenta António Leite, Vice-Presidente do IEFP.

2020-11-26 | Atualidade Nacional

Tomada de posição inédita surge com intensificar dos conflitos


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Para promover desenvolvimento das redes pelos operadores


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Associação defende que é preciso garantir dinâmica integrada com todos os stakeholders


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Mário Ferreira é eleito como novo presidente da dona da TVI


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Defende atuação firme e consequente no processo


2020-11-24 | Atualidade Nacional

Grupo toma medidas em relação ao regulamento do leilão de 5G


2020-11-20 | Atualidade Nacional

Conferência anual do CNCS analisa diferentes perspetivas da cibersegurança


2020-11-20 | Atualidade Nacional

Prazo de candidatura fixado pela Anacom termina a 27 de novembro


2020-11-19 | Atualidade Nacional

Graças aos telemóveis e aos conteúdos premium desportivos