Registo de domínios em .pt cresce 35% em agosto

2020-09-16 O .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, atingiu um total de 6.843 novos registos diretos em agosto, o que representa um crescimento de 35% face ao período homólogo de 2019. A subida revela a preocupação dos portugueses em se adaptarem num contexto de pandemia. Empresas de restauração e de serviços domésticos, ginásios e projetos de solidariedade social continuam na linha da frente dos registos.

Também já em julho se tinha registado um aumento homólogo de 17,28% e os dados da primeira quinzena de setembro indicam que o verão poderá fechar com os melhores resultados de sempre.

"Os pedidos de domínios em .pt decrescem, tradicionalmente, nos meses de férias. Mas, neste 2020 atípico, o ritmo não abrandou. Acreditamos que estes números se explicam pelo facto de os portugueses terem de reforçar a ligação aos seus clientes ou de alavancar o seu negócio através do digital", explica Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT.

Os dados mais recentes do número de registos foram apresentados numa sessão organizada pelo .PT sobre o crescimento da presença dos portugueses na Internet durante a pandemia e a importância da transformação digital na resposta aos efeitos provocados pela Covid-19.

O evento, no Teatro Thalia, em Lisboa, contou com a participação do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.

Dos novos registos em .pt, mais de 50% são empresas de restauração e de serviços domésticos, ginásios e projetos de solidariedade social - muitos dos quais sem qualquer presença na Internet, antes da pandemia.

Para Luisa Ribeiro Lopes, a transição digital é uma prioridade, mas deve ser acompanhada pelo desenvolvimento das competências dos portugueses: "Num momento de distanciamento social forçado, é fundamental contribuir de forma ativa para a inclusão digital e para a segurança online, através de iniciativas junto dos cidadãos. Temos de trabalhar no que é a utilização mais avançada da Internet, com confiança e segurança".

Para incentivar a inclusão digital e contribuir para uma utilização segura da Internet, o .PT acaba de lançar uma campanha especial, disponível em www.confio.pt, que junta a oferta, por um ano, do selo CONFIO ao registo de um domínio em .pt. O selo CONFIO é um certificado atribuído a websites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da Internet.

"O domínio .pt corresponde a uma afirmação de uma marca nacional de relevo, indutora de credibilidade e de valor acrescentado para qualquer organização ou empresa que nele se registe. É um dos domínios mais seguros", destaca o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo.
O .pt é um dos três domínios que mais cresce de forma consecutiva na Europa. Em 2019, registou um crescimento de 10,9%, com a média europeia a crescer apenas 1,3%.

A tendência de crescimento deste verão já tinha sido registada no primeiro semestre do ano, que contabilizou quase 50 mil novos registos em .pt, mais 10.423 do que no primeiro semestre de 2019 (um aumento de 26,35%). Abril foi o mês que apresentou o maior crescimento face ao período homólogo - 67% -, bem como o maior número de novos domínios: 10.137.


2020-10-21 | Atualidade Nacional

Envolvendo várias empresas e entidades


2020-10-20 | Atualidade Nacional

Considerando que regulador desconsiderou impactos da pandemia


2020-10-20 | Atualidade Nacional

Miguel Almeida diz que regras do leilão de 5G condenam setor “à idade das trevas”


2020-10-19 | Atualidade Nacional

Serviço abrange os três operadores com infraestrutura própria


2020-10-19 | Atualidade Nacional

Documento final deverá ser anunciado em breve


2020-10-16 | Atualidade Nacional

Por fortes índicios de mudança não autorizada de domínio sobre a MC


2020-10-16 | Atualidade Nacional

Vodafone e Altice ameaçam mesmo não concretizar investimentos em Portugal