Siemens Portugal abre novo centro de competências

2018-02-19 Chama-se i-Experience Center 4.0 e é o primeiro de uma rede que a Siemens Portugal vai criar para apoiar o desenvolvimento de projetos que suportem a digitalização da indústria. O novo cento de competências, que acaba de ser inaugurado em Alfragide, integra o compromisso do grupo com a estratégia do Governo para a indústria 4.0. ~

A capacitação dos recursos humanos, o desenvolvimento das suas competências digitais e o apoio a outras entidades, como startup’s ou universidades, são objetivos do i-Experience Center 4.0, com o qual se pretende o desenvolvimento de novas soluções para a indústria.

Em comunicado, a Siemens adianta que este é o primeiro de vários centros, estando planeada a abertura faseada de outros i-Experience Center. Todos os projetos estão integrados na Academia Siemens 4.0, uma das medidas resultantes da Iniciativa Portugal I4.0, lançada no ano passado pelo Executivo. A inauguração do primeito centro decorreu hoje, no âmbito da segunda Reunião do Conselho Estratégico da Plataforma Portugal i4.0, organizada pela COTEC Portugal.

Este novo espaço permite aos utilizadores contato com soluções convencionais e virtuais, como a manufatura aditiva (impressão 3D) e novas plataformas de conetividade focadas na Internet das Coisas. Nomeadamente o MindSphere, sistema operativo aberto da Siemens que permite criar novos modelos de negócio e transformar empresas de vários setores.

Pretende-se que os i-Experience Centers 4.0 possam funcionar como incubadoras de soluções digitais, permitindo a demonstração efetiva das tecnologias, reduzindo o tempo de desenvolvimento dos produtos e a sua colocação no mercado. Os centros foram desenvolvidos em parceria com duas empresas portuguesas: CADflow, que centra a sua atividade no fornecimento e suporte técnico de software para a indústria; e BEEVERYCREATIVE, startup que desenvolve tecnologia na área da impressão 3D e criou a primeira impressora 3D desktop portuguesa para o mercado mundial.

2018-12-07 | Atualidade Nacional

Operador assina protocolos com várias autarquias


Por uso de dados para fins comerciais


2018-12-06 | Breves do Sector

Primeiro evento internacional dedicado a investidores


2018-12-05 | Breves do Sector

Monitores de análise clínica otimizados para configurações de assistência médica