Singularity University lança 1º programa em Portugal

2018-02-01 A Singularity University (SU), anunciou uma nova parceria com a Nova School of Business & Economics, a Câmara Municipal de Cascais e a Beta-i, para lançar em exclusivo em Portugal, o SingularityU Portugal Global Impact Challenge. Este programa visa potenciar inovações disruptivas que resolvam os grandes problemas da humanidade, tem as candidaturas abertas até ao próximo dia 6 de fevereiro. A prioridade vai para as áreas de Educação, Ambiente e Governança.

A SU é mundialmente renomada por estar associada a projetos que denotam progresso científico e de cariz tecnológico vanguardista. Com o Global Impact Challenge, quer atacar e resolver os maiores problemas com que o mundo se confronta, nos campos da energia, ambiente, alimentação, abrigo, espaço, água, desastres naturais, saúde, educação, prosperidade e segurança. Estas ‘inovações disruptivas’ são, na definição da SU, todas aquelas que tenham impacto em mil milhões de pessoas, num espaço de 10 anos.

Assim, o Global Impact Challenge vai convidar empreendedores e outros atores do campo da inovação a propor ideias que possam ajudar a resolver alguns dos grandes desafios globais da atualidade, sendo que a prioridade vai para propostas que se foquem em 3 tópicos: Educação, Ambiente e Governança.

O vencedor desta iniciativa será anunciado no dia 26 de fevereiro no Centro Cultural de Cascais, e terá como prémio potenciar essa ideia num programa de 10 semanas com a equipa da Singularity University no SU Ventures Incubator Program, situado no NASA Ames Research Center, em Silicon Valley (EUA). O júri para este programa será constituído por representantes da SU, Nova SBE, Câmara Municipal de Cascais e Beta-i, bem como outras figuras influentes do universo do empreendedorismo, negócios e inovação.

A Singularity University deve o seu nome precisamente ao livro “The Singularity is Near”, de Ray Kurzweil, que aborda o acelerado desenvolvimento por que passam as áreas da Ciência e Tecnologia, e o seu impacto na sociedade.

“O propósito destas iniciativas passa por dar oportunidade a ideias que possam ter um impacto positivo na vida das pessoas, que sejam facilmente escaláveis e que tenham relevância global. Que tipo de solução inovadora e disruptiva te propões a desenvolver para resolver um desafio global nas áreas identificadas, tendo como contexto as tecnologias com impacto no nosso dia-a-dia? É a este tipo de questões que procuramos dar resposta”, defende Ricardo Marvão, Director-Geral do SingularityU Portugal GIC, e Chief Education Officer da Beta-i.

“Cascais tem muitas ambições neste campo, especialmente num ano em que é Capital Europeia da Juventude. A nossa visão é de que Cascais é o local ideal para estes players poderem crescer e alimentar o seu talento, as suas ideias, e, quem sabe, criar novas empresas. Acreditamos no impacto que a inovação e a digitalização pode trazer a uma vila com as características especiais de Cascais, ideal para testar novos conceitos no contexto urbano”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Para João Castro, Diretor do Center of Digital Business da Nova SBE, "a Nova SBE entende que é sua responsabilidade preparar pessoas e ajudar gestores e decisores a compreenderem o contexto de mudança em que estão inseridos e, por isso, dedicou-se à criação de um plano integrado de programas no novo Center for Digital Business. A parceria com a Singularity é parte fundamental deste plano, uma vez que promove um espírito de abertura à mudança e ajuda também a estabelecer que os contextos de mudança estão espalhados pelo mundo e que todas as abordagens, exemplos e resultados devem ser partilhados”.
 

2018-11-09 | Atualidade Nacional

Terminou mais uma edição do maior encontro europeu de inovação e empreendedorismo


2018-11-09 | Atualidade Nacional

No âmbito do acordo a 10 anos assinado em outubro


Negócio deverá estar concluído no 1º semestre de 2019


Para financiar investimento em startups tecnológicas


2018-11-12 | Breves do Sector

Parceria para o segmento empresarial


2018-11-05 | Breves do Sector

Grupo é parceiro tecnológico do evento pelo 3º ano consecutivo