Singularity University lança primeiros programas em Portugal

2017-12-15 A Singularity University (SU) vai chegar a Portugal. Através de uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais, Nova SBE e Beta-i, vai lançar duas iniciativas: a SingularityU Portugal Global Impact Challenge, e o SingularityU Portugal Summit Cascais. A SU é uma comunidade global que recorre a tecnologias exponenciais para dar resposta aos maiores desafios globais, apostando na construção de um futuro melhor para todos.

O objetivo do primeiro programa passa por potenciar inovações disruptivas, para atacar e resolver os maiores problemas com que o mundo se confronta, em áreas como energia, ambiente, alimentação, abrigo, espaço, água, desastres naturais, organização, saúde, educação, prosperidade e segurança. Estas ‘inovações disruptivas’ são, na definição da SU, todas as que tenham impacto em mil milhões de pessoas, num espaço de 10 anos.

Assim, o SingularityU Portugal Global Impact Challenge já abriu as candidaturas, que se estendem até dia 6 de fevereiro. Estão convidados a participar empreendedores e outros atores a propor ideias que possam ajudar a resolver alguns dos grandes desafios globais da atualidade, sendo que a prioridade vai para propostas que se foquem em 3 tópicos: Organização, Educação e Ambiente. O vencedor desta iniciativa será anunciado a 26 de fevereiro, tendo como prémio potenciar essa ideia num programa de 10 semanas com a equipa da Singularity no SU Ventures Incubator Program, situado no NASA Research Park, em Silicon Valley (EUA).

O júri para este programa será constituído por representantes da Singularity University, Nova SBE, Câmara Municipal de Cascais, Fundação Amélia de Mello e Beta-i, bem como outras figuras influentes do universo do empreendedorismo, negócios e inovação.

O segundo projeto será o SingularityU Portugal Summit Cascais, agendado para 8 e 9  de outubro de 2018). Será uma grande conferência que vai reunir referências do mundo dos negócios, empreendedores, e inovadores do futuro, para criar novas lógicas de inovação, tanto local como globalmente. Vai proporcionar programação e conteúdos educacionais e de negócios em torno de múltiplas áreas ligadas à tecnologia, com os melhores especialistas selecionados de vários pontos do mundo.

“Estamos muito satisfeitos pelo lançamento destas iniciativas da SingularityU em Portugal, e acreditamos que os inovadores portugueses podem propor soluções radicais para estas 3 áreas críticas: Organização, Educação e Ambiente. Estamos também profundamente gratos aos nossos parceiros da Beta-i, Nova SBE, Câmara Municipal de Cascais e Fundação Amélia de Mello por terem apostado nesta parceria connosco, tornando este projeto numa realidade”, diz Regina Njima, Directora da Singularity University Global Impact Challenge

“O propósito destas iniciativas passa por dar oportunidade a ideias que possam ter um impacto positivo na vida das pessoas, que sejam facilmente escaláveis e que tenham relevância global. Que tipo de solução inovadora e disruptiva te propões a desenvolver para resolver um desafio global nas áreas identificadas, tendo como contexto as tecnologias com impacto no nosso dia-a-dia? É a este tipo de questões que tanto o programa como a conferência que vamos organizar procuram dar resposta”, acrescenta Ricardo Marvão, Director-Geral do SingularityU Portugal Summit e GIC, e Chief Education Officer da Beta-i.

“Cascais tem muitas ambições neste campo, especialmente num ano em que será Capital Europeia da Juventude. A nossa visão é de que todos estes players vão encontrar em Cascais o local ideal para crescer e alimentar o seu talento, as suas ideias, e, quem sabe, criar novas empresas. Queremos continuar a fazer de Cascais um novo polo de educação e conhecimento e acreditamos no impacto que a inovação e a digitalização pode trazer a uma vila com as características especiais de Cascais, tornando-a, assim, no local ideal para testar novos conceitos no contexto de grandes centros urbanos”, defende o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

2018-04-18 | Atualidade Nacional

Decisão estará eminente, avança a Reuters


2018-04-18 | Atualidade Nacional

Gigante automóvel adquire ainda empresa nacional de software


Quer financiar-se em pelo menos 810 milhões de euros


Zuckerberg esteve 10 horas no Congresso norte-americano


2018-04-18 | Breves do Sector

Com funcionalidades e design premium


2018-04-17 | Breves do Sector

Para prevenir com maior eficácia os ataques de cibercriminosos