Turismo e inovação em debate no Lisbon Tourism Summit

2018-11-21 Analisar a indústria do turismo, os seus desafios e desenvolvimentos e estimular a discussão em torno de temas como o ecossistema nacional de turismo, a transformação digital, o big data ou turismo sustentável foi o objetivo da edição de 2018 do Lisbon Tourism Summit. O evento organizado pela Beta-i e apoiado pelo Turismo de Portugal e Airbnb decorreu esta semana, assumindo-se como um intenso ponto de ligação entre startups, investidores de referência nacionais e internacionais, empresários, investigadores e organizações.

“O Lisbon Tourism Summit é uma iniciativa de enorme relevância para colocarmos Portugal como referência mundial na inovação associada à atividade turística e para acelerar a adoção de práticas inovadoras no turismo nacional. A sustentabilidade do setor depende, em muito, da reinvenção sistemática das experiências nos destinos e da melhoria dos sistemas de suporte. Para que isso possa acontecer é fundamental fazer do empreendedorismo e da inovação, prioridade absoluta na estratégia para o futuro do turismo. Tanto mais quando queremos afirmar o turismo como um hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”, refere Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.

“Este evento, que vai na sua 5ª edição, começa já a ganhar alguma escala, com dois palcos em paralelo, totalmente dedicado à indústria do turismo, e aos seus inovadores, desafios e desenvolvimentos. Ao juntar players nacionais e internacionais, bem como vários especialistas, num formato informal e descontraído, permitindo a troca de ideias e estimulando a discussão em torno de temas como o ecossistema nacional de Turismo, transformação digital, big data ou turismo sustentável”, acrescenta Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i.

Este evento reuniu oradores como Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal ou Sergio Vinay, Head of Public Policy da Airbnb. Estiveram ainda representantes da Barraqueiro, Geostar, NOS, Grupo Pestana, SATA, Portugal Ventures, Gabinete de Turismo da Suécia e Embaixada de Israel, que apresentaram as suas ideias, com o debate a colocar empresas tradicionais e organizações ao lado de startups, de forma a gerar um maior conhecimento mútuo e oportunidades de parceria.

Decorreu ainda o ‘Demo Day’ do The Journey, um acelerador absolutamente inovador e o primeiro em Portugal direcionado para a procura de soluções inovadoras a nível global para o Turismo. Este programa, com foco em vetores como a experiência no destino, a otimização das operações e o turismo sustentável, compreendeu várias etapas, incluindo uma fase de aceleração em colaboração com os parceiros.

As 14 finalistas foram a Pieceof.me, City Check, Convious, Destygo, GoWi-Fi, Hopstay, Omikuji, Personal2Travel, Social CxN, Timescenery, Venture With Impact, Wall-i, WeTravel e Waylo, que geriram produtos-piloto, em estreita ligação com os parceiros do programa, e hoje apresentaram os projectos que desenvolveram, e os resultados a que chegaram.
A ideia final passa por ajudar as startups a ligarem-se a potenciais parceiros de negócios, descobrindo novas fontes de receita, vendas cruzadas e integração com outros players da indústria, visando construir um mercado de viagens global.

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