Volkswagen abre centro de desenvolvimento de software em Lisboa

2018-04-18 Há mais uma gigante automóvel a investir no mercado nacional. Depois da Mercedes, é a vez da Volkswagen anunciar a abertura de um centro de desenvolvimento de software em Lisboa, onde quer replicar os laboratórios digitais da marca alemã em Berlim, desenvolvendo soluções para automóveis para o grupo, que agrega ainda as marcas Skoda, Seat e Audi. O centro deverá estar implementado até final do ano e pretende-se contratar 300 especialistas de TI altamente qualificado.

O projeto visa desenvolver soluções de software baseadas na cloud para uma maior digitalização dos processos corporativos do grupo e para os veículos conectados. Em comunicado, o grupo avança que o centro de centro de desenvolvimento de software em Lisboa “representará um passo decisivo para o futuro. Estamos a transferir a história de sucesso dos nossos laboratórios digitais de Berlim para Portugal: aliar tarefas empolgantes aos métodos de trabalho agilizados mais avançados no sector das TI.

O Governo já se congratulou com este novo investimento e com o facto dos grandes grupos apostarem no mercado nacional já não pelos baixos custos, mas para outro tipo de investimentos com geração de valor, considerando as vantagens e oportunidades do país.

Para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, citado no comunicado da Volkswagen, a vinda deste centro de desenvolvimento de software para Lisboa vai ajudar a “captar talentos e a criar emprego especializado nos setores do digital e da mobilidade do futuro. É com grande alegria que fazemos parte da próxima geração de soluções para o Grupo Volkswagen e podem contar com o nosso total apoio no futuro”.

O grupo alemão, através da Volkswagen Financial Services, já tinha avançado com a compra de uma participação maioritária, de 90%, na empresa portuguesa de software VTXRM. Com o seu software “Accipiens”, esta empresa abrange todo o processamento digital de contratos para empresas financeiras e de renting, sendo o mesmo já usado pelo Volkswagen Financial Services em diversos países, depois de ter sido implementado primeiro em Portugal. Este investimento insere-se na a estratégia de digitalização, que permite processos mais simples e redução de custos.

A VTXRM tem vários clientes em todo o mundo para o software Accipiens e tem sido um dos principais fornecedores do Volkswagen Financial Services desde 2012, numa relação que se iniciou na operação em Portugal e que depois se estendeu a nível global.

2018-05-25 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de competências em gestão de informação


2018-05-25 | Atualidade Nacional

Multinacional francesa lança iniciativa de captação internacional


Por violação de patentesda marca da maçã


Europeus têm mais controlo sobre recolha e utilização de dados pessoais


2018-05-25 | Breves do Sector

Para ajudar a implementar o Regulamento Europeu de Proteção de Dados


2018-05-21 | Breves do Sector

Incluem o conversível empresarial mais pequeno do mundo