Anacom garante condições do Festival Eurovisão da Canção 2018

2018-04-19 A Anacom, em colaboração com a RTP e com a Eurovisão, está a trabalhar na monitorização do espectro radioelétrico em redor do perímetro onde irá decorrer a edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção, de modo a garantir que as redes e estações de radiocomunicações operam sem interferências prejudiciais à realização do evento.

Assegurar a ausência de interferências é fundamental para o sucesso deste evento de dimensão internacional no qual existe uma elevada concentração de meios rádio. Um evento desta natureza envolve a necessidade de utilização de dezenas de microfones sem fios e de auxiliares de monitorização auditiva (in-ears), emissores-recetores (walkie-talkies) para coordenação e gestão de operações, sistemas de controlo remoto da iluminação e da robótica de câmaras e gruas, bem como a própria emissão para o satélite, de modo a que a transmissão do evento possa chegar a todos os países participantes. Em qualquer destas situações é fundamental assegurar a correta utilização do espectro, sem constrangimentos e interferências, para que tudo possa funcionar nas melhores condições.

Neste sentido, a Anacom dispõe já de uma estação de monitorização remota, instalada na Altice Arena, em Lisboa, que se encontra a recolher, ininterruptamente, dados referentes ao uso do espectro radioelétrico no local, tendo em vista a preparação das complexas operações de suporte aos espetáculos, assim como otimizar e garantir a integridade dos recursos espectrais necessários.

Para além desta importante infraestrutura, a operar em permanência, o regulador terá ainda equipas técnicas a acompanhar todo o evento, competindo-lhe verificar o cumprimento da legislação em vigor aplicável às radiocomunicações e resolver eventuais interferências que venham a ocorrer.

O acompanhamento de eventos de grande dimensão requer a utilização de um vasto conjunto de meios técnicos e exige um nível de conhecimentos muito específico sobre os sistemas e serviços, pelo que a experiência e o know-how da Anacom, já evidenciados noutros eventos internacionais como os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e o Campeonato da Europa de Futebol, em 2004, são uma importante mais-valia para a RTP e para a Eurovisão.

2018-05-25 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de competências em gestão de informação


2018-05-25 | Atualidade Nacional

Multinacional francesa lança iniciativa de captação internacional


Por violação de patentesda marca da maçã


Europeus têm mais controlo sobre recolha e utilização de dados pessoais


2018-05-25 | Breves do Sector

Para ajudar a implementar o Regulamento Europeu de Proteção de Dados


2018-05-21 | Breves do Sector

Incluem o conversível empresarial mais pequeno do mundo