Candidaturas abertas para formação Erasmus “Media Behind the Scenes”

2019-03-15 Estão abertas as candidaturas para a formação internacional “Media Behind the Scenes”, do Erasmus Youth Exchange. Pretende-se aumentar as competências profissionais dos jovens criadores de media e promover a sua responsabilidade para com a sociedade, contribuindo para a literacia mediática e para a capacidade de fazer análises básicas dos media, bem como refletir e combater as práticas de manipulação nos meios de massa. O processo de seleção das 5 vagas é da responsabilidade da Associação Bué Fixe.

O programa de formação Internacional “Media Behind the Scenes” vai decorrer de 25 de abril a 2 de maio, em Stará Lesná (High Tatras, perto de Poprad), na Eslováquia. Destina-se a quatro participantes entre os 18 e os 30 anos e a um sem limite de idade, sendo dirigido a jovens estudantes ou recém formados na área dos media que pretendam adquirir novas competências qualificadas e contribuir para a mudança do panorama dos meios de comunicação em Portugal e na Europa.

Os participantes vão adquirir habilidades práticas para poder reportar os meios tradicionais, digitais e sociais de forma equilibrada e justa; ganhar capacidade de refletir e combater as práticas de manipulação e a sua dependência dos políticos e outros grupos; ser críticos e capazes de avaliar a informação de maneira não tendenciosa nem estereotipada; conhecer os conceitos de manipulação; conhecer o referencial teórico (conceitos) da alfabetização mediática; ser capaz de pensar criticamente sobre a representação dos jovens e minorias nos media; aprender a difundir o conhecimento entre o público em geral e a conscientizá-lo sobre especificidades e desafios das notícias comunicadas pelos meios digitais e sociais; e trabalhar em rede de forma formal e não formal num ambiente multicultural.

Os conhecimentos serão solidificados através da produção de conteúdos mediáticos e outros materiais de alfabetização mediática e pensamento crítico. Assim, os participantes colocarão os conhecimentos adquiridos diretamente em prática. Os materiais produzidos serão publicados on-line como recursos educacionais abertos.

As candidaturas poderão ser feitas através de um formulário online e enviando CV para monicascorrigan@gmail.com, com o assunto MEDIA BEHIND THE SCENES até 17 de março de 2019, às 23h59. Os selecionados deverão tornar-se sócios da Bué Fixe, cuja quota anual é de 40€.

A Bué Fixe é uma associação com 15 anos de trabalho social, com impacto na vida dos jovens. Tem como missão dinamizar e implementar, programas
capazes de contribuir para um efetivo exercício de cidadania dos jovens.  https://www.associacaobuefixe.pt/
 

2019-03-22 | Atualidade Nacional

Em parceria com NOVA, Politécnico do Porto, Inesc e Beta-i


Serviços comerciais têm lançamento para início de abril


2019-03-25 | Breves do Sector

Stadia poderá chegar no final do ano a alguns mercados


2019-03-25 | Breves do Sector

Para transformar operações e reduzir custos