Cisco disponibiliza novas competências para developers

2018-06-12 A Cisco lançou novas competências para developers na sua plataforma de redes baseadas na intenção (intent-based networking). Estas novas capacidades facilitam aos 500 mil developers da DevNet, 60 mil parceiros e três milhões de engenheiros a possibilidade de inovar sobre uma plataforma aberta e programável, que se expande a toda a rede, desde o campus até ao data center, às sucursais e ao extremo.

A intent-based networking supõe uma alteração fundamental na forma como as redes são criadas e geridas. Afastando-se
dos métodos manuais de gestão tradicionais, - que implicam maiores custos e mais tempo dedicado -, estas redes modernas interpretam a intenção ou a necessidade do negócio e traduzem-na em políticas de rede. Estas políticas são automaticamente ativadas em toda a infraestrutura, garantindo assim que respondem às necessidades de negócio como pretendido.

“A intent-based networking representa a última geração de sistemas de IP abertos capazes de transformar tudo. ACisco está a construir uma arquitetura aberta que irá capacitar um ecossistema completo e acelerar a inovação em torno das intent-based networking. Os nossos clientes e parceiros já estão a criar valor a partir das suas redes como nunca pensaram ser possível”, diz David Goeckeler, Executive Vice President e General Manager da Networking and Security Business na Cisco.

Hoje, a Cisco disponibiliza novas ferramentas para developers e APIs abertas no Cisco DNA Center – o centro de comando que gere redes baseadas na intenção através de campus, sucursais e no extremo. O DNA Center transforma a rede, a partir de uma combinação de múltiplos dispositivos hardware, num único sistema. Com a disponibilidade das APIs em toda a extensão da rede a Cisco permite agora que developers programem facilmente este sistema, utilizando toda visibilidade e analítica que a rede pode partilhar.

Com um amplo catálogo de APIs, o DNA Center permite que os departamentos de TI protejam e informem os seus negócios, como nunca antes, ao introduzir inteligência da rede nas operações de negócio; otimizar os processos de TI entre funções; e gerir redes de múltiplos fornecedores. As novas competências do DNA Center estão previstas para durante o verão de 2018.

Foi ainda anunciado que a Cisco alargou a sua comunidade de developers, DevNet, ultrapassando os 500 mil membros. Ao desenvolver esta comunidade ativa, a Cisco introduziu uma nova fonte de inovação enquanto a rede se torna, cada vez mais, programável. Para para potenciar o ecossistema de inovação, foram anunciadas três novas iniciativas para developers, que já estão disponíveis:

- O DevNet Ecosystem Exchange facilita a pesquisa e partilha de aplicações ou soluções desenvolvidas para as plataformas Cisco. Os líderes de negócio e developers podem utilizar este portal online para descobrir soluções de parceiros que se expandem a todas as plataformas e produtos Cisco. Esta plataforma contém mais de 1.300 soluções.

- O DevNet Code Exchange oferece a developers um local para aceder e partilhar a software, permitindo construir rapidamente aplicações de última geração e integrar fluxos de trabalho. Uma lista de códigos de criados, ferramentas e SDKs estão disponíveis no GitHub, criada pela Cisco e a comunidade DevNet. O Code Exchange expande-se ao portfólio da Cisco e é organizado segundo a plataforma e as áreas de produto Cisco.

- E o DevNet DNA Developer Center, um repositório completo para ajudar developers a construirem aplicações e realizar integrações na plataforma DNA Center. Esta plataforma assegura todos os recursos, competências, casos de estudo e material de estudo que qualquer developer precisa.

2018-10-18 | Atualidade Nacional

Na definição dos novos parâmetros de qualidade do serviço


Alemã sobre previsões para o total do ano


Graças à procura de 5G nos EUA e aos upgrades na Europa


2018-10-19 | Breves do Sector

Acaba de ser inaugurada no Porto