Deloitte dá suporte técnico a plataforma de blockchain da APFIPP

2017-03-15 A Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios (APFIPP), acaba de apresentar uma plataforma inovadora e pioneira de distribuição de fundos de investimento assente em tecnologia blockchain. O projeto contou com o acompanhamento da CMVM e a parceria do Instituto Superior Técnico (IST). A Deloitte forneceu o suporte técnico. O projeto visa simplificar e tornar mais eficiente a distribuição de fundos e reduzir a necessidade de intervenção de entidades intermediárias.

A plataforma explora o potencial do blockchain no atual contexto regulamentar, tornando-a passível de implementação mediante ajustamentos já identificados e credível para início de operacionalização no mercado nacional. Nos próximos meses, a solução será apresentada aos diversos stakeholders envolvidos na área de distribuição de fundos a nível nacional, avaliando-se a sua implementação através de teste piloto com um conjunto de entidades.

A nova solução permitirá também tornar o processo de recolha de informação para reporte ao regulador mais eficiente e menos oneroso, facilitando a regulação e respondendo à exigência de um maior rigor e transparência no reporte das operações realizadas, para assegurar um controlo efetivo do mercado.

A plataforma foi desenvolvida com o acompanhamento da CMVM e com a participação de representantes de várias entidades nacionais do mercado: comercializadores de fundos, sociedades gestoras de fundos, bancos depositários, também do IST numa perspetiva de validação e aconselhamento técnico sobre a solução e tecnologia, e da Deloitte, responsável pelo desenvolvimento do modelo de negócio e implementação da prova de conceito técnica da solução.
 

2017-06-21 | Atualidade Nacional

No âmbito da Watson Portugal Summit 2017


2017-06-21 | Atualidade Nacional

João Cadete de Matos é o nome escolhido para liderar regulador


Fundador da plataforma mantém-se na administração


Desenhada para ser intuitiva, reconhece necessidades, mitiga ameaças e aprende de forma continuada


2017-06-19 | Breves do Sector

Prevendo atingir os 70 colaboradores ainda em 2017