Equinix amplia acesso ao Alibaba Cloud em 17 mercados

2020-07-09 A Equinix acaba de anunciar a extensão do acesso ao serviço Alibaba Cloud, a espinha dorsal de tecnologia e inteligência digital do Alibaba Group, através da Platform Equinix, para clientes de 17 áreas metropolitanas em todo o mundo, incluindo cidades como Dubai, Frankfurt, Hong Kong, Jacarta, Londres, Singapura, Sydney, Tóquio, assim como outras metrópoles nos EUA, como Chicago, Dallas e Denver.

Esta expansão, juntamente com a integração da API no Equinix Cloud Exchange Fabric (ECX Fabric), ajudará as empresas desses mercados globais a conectarem-se de forma privada e facilitada ao Alibaba Cloud na Platform Equinix. O Alibaba Cloud é o terceiro maior fornecedor global de infraestruturas as-a-service (IaaS) e o maior da Ásia-Pacífico, de acordo com a Gartner. Através desta parceria, o Alibaba Cloud passa a beneficiar de acesso direto e seguro a um ecossistema robusto e interconectado de mais de 9,7 mil clientes, incluindo 1,8 mil fornecedores de rede e mais de 2,9 mil fornecedores de serviços cloud e TI a nível global, melhorando o desempenho, reduzindo a latência e aumentando a fiabilidade para os seus clientes.

Como facilitadora essencial da transformação digital, a cloud tem sido fortemente adotada por empresas multinacionais com o objetivo de modernizar e dar maior mobilidade aos seus sistemas de TI. Segundo a Gartner, os serviços IaaS devem atingir um valor de 62 mil milhões de dólares em 2021 a nível global, prevendo-se que cresçam a uma taxa anual composta (CAGR) de 24% entre 2019 e 2024.

Ainda de acordo com a Gartner, o valor do mercado IaaS deve chegar aos 50 mil milhões de dólares em 2020 no mundo inteiro, crescendo 24% ano a ano de 2018 a 2022[2]. Para responder a estas expectativas de transformação, é fundamental que as empresas possam aceder, com segurança e sem problemas, a vários provedores de serviços cloud (CSPs), como o Alibaba Cloud.

Face à crescente procura no mercado, o Alibaba Cloud integrou a sua API com o ECX Fabric da Equinix, de modo a facilitar as conexões privadas e diretas das empresas ao Alibaba Cloud. Por meio de um único portal, os clientes podem criar e gerir, numa questão de minutos, conexões privadas on-demand com o Alibaba Cloud, em qualquer uma das 45 áreas metropolitanas onde está implementado o ECX Fabric.

O Alibaba Cloud fornece um conjunto abrangente de serviços de computação na cloud para empresas em todo o mundo, que incluem computação elástica, armazenamento, bases de dados relacionais, soluções de big data e CDN. O seu ecossistema, enriquecido e diversificado, inclui comércio eletrónico, pagamentos, soluções de logística, ou gestão da cadeia de fornecedores.

A quota de mercado do Alibaba Group no mercado global de IaaS subiu para 9,1% em 2019 (7,7% em 2018), segundo a Gartner. Para apoiar os seus crescentes negócios internacionais, o Alibaba Cloud distribuiu a sua infraestrutura de TI através da Platform Equinix em 17 áreas metropolitanas nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA: 9 metrópoles americanas: Chicago, Dallas, Denver, Los Angeles, Miami, Nova York, Seattle, Silicon Valley e Washington DC; 5 metrópoles na Ásia-Pacífico: Hong Kong, Jacarta, Singapura, Sydney e Tóquio, e 3 metrópoles na EMEA: Dubai, Frankfurt e Londres.

"A plataforma global da Equinix, e a sua presença cada vez maior, veio facilitar o crescimento do Alibaba Cloud em novos mercados, oferecendo aos clientes o acesso a um ecossistema enriquecido de provedores de serviços na nuvem, através da Platform Equinix e do Equinix Cloud Exchange Fabric. Esta colaboração valiosa e crescente, permite-nos oferecer mais flexibilidade e segurança, bem como levar os nossos serviços até junto das empresas, sem comprometer a velocidade ou o desempenho", diz Shunmin Zhu, Researcher of Network Products, Alibaba Cloud Intelligence.

"Estamos muito empenhados no aprofundamento da nossa colaboração com o Alibaba Cloud em novas áreas metropolitanas a nível global. Na economia digital atual, a computação na cloud tornou-se uma prioridade para as empresas. Deste modo, o acesso direto a provedores de serviços na nuvem, como o Alibaba Cloud, através de conexões de baixa latência e elevada velocidade, ajuda as organizações a obterem uma vantagem competitiva e a aproveitarem plenamente os benefícios da cloud. Estamos satisfeitos por partilhar este objetivo comum com o Alibaba, ajudando as empresas a localizarem os seus serviços, interconectarem-se a eles e construírem relacionamentos valiosos com os seus clientes. Com este alcance ampliado, reforçamos a parceria com o Alibaba Cloud e apoiamos mais empresas na aceleração da sua jornada digital", acrescenta Royce Thomas, Senior Vice President, Global Account Management, da Equinix.

2020-12-03 | Breves do Sector

Com seis locais de passagem que culminaram em Campo Maior


2020-12-03 | Breves do Sector

Oferta proporciona melhor experiência para o consumidor


2020-12-03 | Breves do Sector

Para proteger meio ambiente marinho


2020-11-26 | Breves do Sector

Solução permite gestão automatizada de despesas nas organizações


2020-11-26 | Breves do Sector

Digitalização atrai mais visitantes e torna museus e espaços culturais sustentáveis


2020-11-26 | Breves do Sector

Concebida para os setores do comércio e hotelaria


2020-11-20 | Breves do Sector

2ª edição realiza-se em formato totalmente online


2020-11-19 | Breves do Sector

Prémio com maior valor monetário na área da inovação alguma vez atribuído em Portugal