Equipa da Axians Portugal vence hackathon internacional

2017-05-18 Uma equipa da Axians Portugal acaba de vencer o primeiro hackathon internacional promovido pela VINCI Energies, com um projeto inovador que permitirá melhorar a eficiência da manutenção da rede elétrica.

Os portugueses David Jardim, Hugo Bragança, Luís Rodrigues, Ricardo Carvalho e Tiago Bernardo participaram no Hack La Factory, que decorreu em Paris durante 48 horas consecutivas. Nele, cerca de 200 participantes de países como França, Alemanha, Bélgica e Holanda (programadores, data scientists, designers, marketeers, entre outros) desenvolveram soluções inovadoras relacionadas com a Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

No evento participaram equipas compostas por startups, empreendedores e colaboradores das várias áreas de negócio da VINCI Energies.

A equipa da Axians Portugal apresentou um projeto - “Corrosion Squad” - que permite identificar e classificar automaticamente a corrosão em postes da rede elétrica, reduzindo os custos nas operações de manutenção destas infraestruturas.

“Atualmente o processo de inspeção das infraestruturas da rede elétrica é moroso porque é necessário verificar manualmente imagens recolhidas em cada inspeção. O que propomos é automatizar esta análise através de uma plataforma que usa algoritmos de Computer Vision e Machine Learning que permitam detetar corrosão e ainda prever fenómenos de corrosão futura” comenta Ricardo Carvalho, arquiteto de soluções de IoT da Axians Portugal.

A operação portuguesa colaborou ainda com a mentoria de João Faria, manager de SmartX, noutro desafio, da avaliação eficiente da poluição atmosférica e sonora das cidades.

Para Fernando Rodrigues, diretor executivo da Axians Portugal para a área de Telco & Utilities, esta é apenas mais uma demonstração da competência e entusiasmo das nossas pessoas e do papel crítico que a operação portuguesa é desafiada a assumir numa rede de cobertura global como a Axians e no próprio grupo Vinci Energies.

Os projetos foram avaliados por um júri composto por Yves Meignié (CEO VINCI Energies), Lydia Victor (Diretora de Inovação VINCI Energies), Patrick Le Brun (Diretor-Geral adjunto VINCI Energies) e por representantes de parceiros como a Cisco, Microsoft, Siemens e Oracle.
 

2017-10-17 | Atualidade Nacional

Núcleo de acionistas controladores chega a acordo


2017-10-17 | Atualidade Nacional

Líder do grupo fez encontro de quadros em Lisboa


Relatório anual ‘5G Readiness' da Ericsson


2017-10-17 | Breves do Sector

Para data centers e clouds privadas