HP mostra inovação e diversidade no Festival de Cannes

2018-05-11 Num ano marcante, as mulheres estão a reformular toda a indústria do cinema. Para promover as suas contribuições, a HP está a aproveitar a sua presença na 71ª edição do Festival de Cinema de Cannes para destacar presidentes do júri do passado e do presente, incluindo Cate Blanchett, Sophia Loren e Isabelle Huppert, no HP Studio do Majestic Hotel. A HP está também a convidar mulheres cineastas como Hazel Hayes e Eva Día a apresentarem os seus filmes e falarem sobre a reinvenção da indústria.

Como Parceiro Oficial para soluções de computação e de impressão, a HP fornece ao Festival tecnologia e soluções infraestrutura para fazer praticamente tudo, desde sinalização de grande formato até equipamento na Sala de Imprensa para suportar milhares de jornalistas de todo o mundo. A empresa é também anfitriã de uma ampla gama de cineastas independentes e criativos do setor, disponibilizando tecnologias inovadoras para ajudá-los a contar as suas histórias de forma digital. Este ano, a HP está a realizar uma série de eventos e debates no Festival, explorando o papel da tecnologia e da diversidade na formação do futuro do cinema e na condução da próxima onda da narrativa digital.

“A HP tem trabalhado lado a lado com criativos e pioneiros do cinema desde há quase 80 anos, para reinventar filmes incríveis. A nossa primeira contribuição foi para o filme Fantasia da Disney, e a HP ajudou também a criar efeitos visuais para quase todos os filmes vencedores de Óscares nos últimos 10 anos. Quando olhamos para o futuro do cinema, a tarefa é ainda maior. Queremos que nossa tecnologia equipe e capacite vários cineastas que continuam a reinventar a Indústria e que adotam valores-chave como a diversidade e a inclusão”, afirma Nick Lazaridis, presidente da EMEA, HP Inc

Em linha com o seu foco das mulheres no cinema, a tecnologia da HP apoiou a produção da longa-metragem Manto, programado na categoria ‘Un Certain Regard’, no festival. Escrito e dirigido pela prestigiada atriz e cineasta indiana Nandita Das,  Manto tem o ambiente da Índia nos anos 40 e as workstations HP e as tecnologias de impressão desempenharam um papel vital na recriação da Índia da década de 1940. O Manto retrata os anos mais tumultuosos (1946-1950) na vida de Saadat Hasan Manto, um dos maiores e mais controversos escritores do mundo. Um dissidente e feminista destemido, Manto estava determinado a contar as histórias dos indianos comuns – um grupo que não tinha nem voz nem meios para contar a sua própria história.

Os equipamentos HP foram utilizados para dar vida a Manto, particularmente na edição e na pós-produção do filme. Entre eles, a HP Z840 Workstation, utilizada para visualização e computação de alto desempenho, a workstation portátil HP ZBook 15u e o monitor profissional HP DreamColor Z32x, que disponibiliza aos cineastas os efeitos visuais, e aos estúdios de animação a qualidade, precisão e consistência de imagem de alta qualidade. A HP OfficeJet Pro e outras impressoras HP foram também utilizadas para criar ativos para o filme, incluindo jornais do período retratado.

A HP vai exibir experiências de realidade virtual no NEXT no Marché du Film - o hub do mercado de filmes para negócios e pensamentos visionários. À medida que a realidade virtual é adoptada no campo profissional e no entretenimento, os cineastas estão a ultrapassar digitalmente os limites da narrativa e estão a fazer parcerias com a HP para utilizar as mais recentes tecnologias.

E pelo terceiro ano consecutivo, a gigante está a colaborar com o 48 Hour Film Project para alojar o HP Masters of Short Film Challenge. Nesta emocionante competição, jovens cineastas de toda a Europa escrevem, filmam e editam um curta-metragem - todos usando a tecnologia HP. Este ano, o tema da competição é ‘The Magic of Film’, incorporando efeitos visuais excecionais na sua história digital. O trabalho vencedor será exibido durante o festival no Short Film Corner.

2018-10-18 | Atualidade Nacional

Na definição dos novos parâmetros de qualidade do serviço


Alemã sobre previsões para o total do ano


Graças à procura de 5G nos EUA e aos upgrades na Europa


2018-10-19 | Breves do Sector

Acaba de ser inaugurada no Porto