IBM e Galp impulsionam inovação no setor energético

2018-07-05 A Galp, através da Petrogal Brasil, e uma equipa da IBM Research-Brasil desenvolveram, como resultado de um projeto de investigação de 3 anos, o protótipo de uma solução que atua como um assistente inteligente para os geocientistas na identificação e avaliação de novos blocos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas.

Esta avançada solução utiliza inteligência artificial e outras tecnologias de ponta para interagir com os cientistas e ajudá-los a criar modelos geológicos mais rigorosos, a realizar uma avaliação de risco mais rápida para novas prospeções e a otimizar a localização e exploração de novos poços de petróleo. Com isso, estamos também a criar e a reunir um conjunto de informações ao longo do tempo, permitindo a transferência e retenção de conhecimento. Aliás, o acesso a toda esta informação pode agilizar o desenvolvimento de competências de jovens profissionais na área.

O protótipo está já a ser testado por geocientistas, num projeto que contribuirá significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp e que poderá quebrar barreiras tecnológicas na indústria e permitir uma melhor compreensão sobre o impacto e as potenciais aplicações da IA no setor do Petróleo e Gás à escala global.

2018-11-15 | Atualidade Nacional

Clientes de 4G crescem mais de 28%


Para responder ao pico de compras do Natal


Negócio deverá estar concluído no 1º semestre de 2019


2018-11-15 | Breves do Sector

Para simplificar o dia a dia das famílias portuguesas


2018-11-12 | Breves do Sector

Parceria para o segmento empresarial