IBM fornece IoT aos Transportes Urbanos de Braga

2017-09-19 Os TUB (Transportes Urbanos de Braga), empresa municipal que transporta mais de 11 milhões de passageiros por ano, e a IBM Portugal anunciaram uma parceria para fornecer serviços personalizados aos utilizadores de transportes públicos com base na plataforma Internet of Things. (IoT).

Os TUB disponibilizam uma rede de transporte público para os cidadãos numa das cidades mais jovens da Europa, com cerca de 40% da população com menos de 29 anos, através de mais de 1.800 paragens e 70 linhas de serviço.

Perante o desafio de integrar quantidades massivas de dados provenientes de vários sistemas de informação e comunicação para construir uma organização mais inteligente e colaborativa e assegurar uma melhor manutenção e operação do sistema de transporte e a sua articulação com o dia-a-dia da vida da cidade, a empresa avançou com esta parceria. Pretende-se evitar a interrupção da gestão devido a atrasos nos serviços e reforçar as decisões com base em dados de um repositório confiável.

Ao utilizar a plataforma IBM Intelligent Operations Center (IOC), juntamente com recursos da plataforma IBM Watson IoT na Cloud IBM, os TUB estão a reunir enormes quantidades de dados de diferentes fontes, incluindo mapas de localização geográfica, clima e meio ambiente, internet, emissão de bilhetes e telemetria dos veículos, para melhorar o transporte público da cidade e a experiência individual dos passageiros.

A solução IBM IOC ajuda as cidades a integrar dados de vários sistemas permitindo ter uma visibilidade geral sobre todas as operações da cidade através da visualização de dados, colaboração em tempo real e analítica avançada para ajudar as várias entidades da cidade a estarem preparados e a gerir incidentes, planear áreas de crescimento e coordenar e gerir esforços de resposta.

Alinhada com a transformação de cidade inteligente que Braga tem vindo a alimentar, o projeto irá inclui cerca de 120 autocarros públicos conectados à rede da cidade, fornecendo dados críticos que serão recolhidos e analisados em tempo real à medida que os passageiros viajam. Por exemplo, esta solução irá permitir que os TUB saibam exatamente onde um autocarro está localizado, quanto tempo irá demorar a chegar a uma paragem e quais os motivos de um eventual atraso. Ao dispor de dados em tempo real sobre os veículos, os TUB terão acesso a dados importantes invisíveis no passado, incluindo, por exemplo, alertas para a manutenção necessária do autocarro, ajudando a melhorar as operações da rede de transporte.

"Com esta parceria, a IBM e os TUB estão a projetar o futuro acelerando a transformação de Braga numa cidade mais inteligente tirando partido das novas tecnologias emergentes como as soluções cognitivas, a IoT e a cloud", disse António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal.

"O nosso país reúne condições únicas para estar na linha da frente da transformação digital. É essencial continuar a investir em novas competências e talentos e promover a marca Portugal como país de inovação tecnológica e com investigação científica aplicada. Desta forma, conseguiremos atrair mais investimento, talento e reforçar assim a rede de centros nearshore de valor acrescentado e de investigação”, acrescentou.

A solução inclui vários componentes inovadores implantados a bordo dos autocarros públicos para fornecer serviços únicos e diferenciadores em Portugal. Como a geolocalização do autocarro integrada com o IBM IOC e a IBM IoT; a integração com a telemetria do veículo; os Wireless Access Point; a Be mobile App; e os sensores ambientais.

Grande parte do trabalho que a IBM está a fazer com os TUB passa por desenvolver novas funcionalidades na plataforma IBM Internet of Things para integrar e analisar dados em tempo real de vários sistemas críticos da cidade e disponibilizar novos serviços a partir de veículos conectados.

2017-10-17 | Atualidade Nacional

Núcleo de acionistas controladores chega a acordo


2017-10-17 | Atualidade Nacional

Líder do grupo fez encontro de quadros em Lisboa


Relatório anual ‘5G Readiness' da Ericsson


2017-10-17 | Breves do Sector

Para data centers e clouds privadas