IBM lança conjunto de ferramentas de IA

2018-09-25 A IBM lançou novos serviços e soluções, com base no IBM Watson. Pré-definidas e criadas à medida de vários setores e profissões, têm impacto em nove áreas, incluindo o atendimento ao cliente, recursos humanos, marketing e publicidade.

"Uma vez que o volume de dados continua a aumentar, os profissionais estão cada vez mais sobrecarregados com a quantidade de informações que têm de gerir todos os dias. Felizmente, isso coincide com o avanço tecnológico sem precedentes a que estamos a assistimos. Refiro-me à Inteligência Artificial, enquanto ferramenta-chave para aproveitar os dados que estão agora ao nosso alcance e para adaptar as novas soluções a profissões e setores específicos, o que vai permitir criar um novo potencial e alcance à forma como trabalhamos diariamente", diz David Kenny, Senior Vice President IBM Cognitive Solutions.

Este lançamento acompanha o anúncio da IBM da semana passada, sobre um novo serviço de software que dá às empresas mais transparência nas decisões que têm por base inteligência artificial, e sobre o mais recente estudo do Institute for Business Value da IBM, que revelou que 82% das empresas estão a considerar vivamente a implementação de IA nas suas empresas.

Segundo um estudo divulgado pela IBM na semana passada, e que contou com mais de 5.000 executivos, 77% das empresas de alto desempenho assumem que veem a satisfação do cliente como um fator-chave para capitalizar a IA. Para garantir um atendimento ao cliente mais eficaz e com capacidade para responder mais rapidamente às perguntas complexas dos clientes, a IBM disponibiliza o Watson Discovery for Salesforce.

A solução fornece à área de atendimento ao cliente todas as informações relevantes e em tempo real sobre a solicitação de um cliente que esteja em linha – sendo que o Watson consegue apresentar-lhe imediatamente a solução provável para o pedido em concreto, aumentando a eficácia, sobretudo de jovens profissionais, e melhorando a experiência de cliente. Esta plataforma já foi testada na Deluxe Corporation, que conseguiu tempos de resposta mais curtos, aumentando a satisfação do cliente.

Em média, passam pelas mãos de um profissional de recursos humanos centenas de candidaturas por dia, dificultando uma tomada de decisão refletida e ponderada. A nova ferramenta de inteligência artificial da IBM para a área dos RH analisa o histórico e habilitações dos atuais funcionários de topo de uma empresa e usa esses dados para ajudar a identificar os candidatos mais promissores. A solução fornece um melhor indicador de sucesso e pode ajudar a remover um grau significativo de falhas e decisões tendenciosas por parte de quem contrata.

Um estudo recente da IBM concluiu que 33% dos diretores de recursos humanos acreditam que a IA irá revolucionar a forma como vão estabelecer e definir acordos nos próximos anos. E não só na forma como os recrutadores atraem os talentos certos, mas também na criação de uma cultura de local de trabalho altamente personalizada e colaborativa em toda a organização. A IA está já a fornecer aos clientes da IBM uma vantagem competitiva, permitindo a empresas como a BuzzFeed e H&R Block redirecionar o tempo dos seus profissionais de Recursos Humanos para atrair e contratar os candidatos com maior probabilidade de sucesso para uma determinada função, de maneira eficiente e inclusiva.

Os departamentos de marketing podem também assistir a um grande aumento da produtividade graças à IA. O novo IBM Watson Assistant for Marketing, integrado na solução Watson Campaign Automation SaaS para os profissionais de marketing, pode ajudar a converter a grande carga de trabalho dos marketeers numa simples conversa com o Watson, com informações claras, concisas e acionáveis. A Ingersoll Rand está já a utilizar a solução para perceber mais rapidamente o desempenho do marketing e para desenhar campanhas altamente personalizadas e eficientes que se dirigem diretamente ao seu segmento de consumidores, cultivando uma espécie de diálogo e relações que criam lealdade e fidelidade. E este é só o começo. Um recente estudo da IBM com CMOs de todo o mundo concluiu que 34% dos CMOs estão a planear reinventar as suas experiências com os consumidores com recurso à IA. Veja o vídeo.

A Subway utilizou o novo WEATHERfx Footfall with Watson para criar anúncios tendo em conta as previsões do tempo. Ou seja, porquê publicitar sanduíches quentes quando estão 30 graus lá fora? A maioria dos mecanismos para gerar anúncios ainda não é inteligente o suficiente para fazer estas correlações, mas o Watson é. Durante esta campanha publicitária, o Subway aumentou o tráfego em 31%, superando todos os outros métodos de segmentação. Além disso, assistiu-se a uma redução de 53% nos desperdícios da campanha, recuperando cerca de 7,9 milhões de impressões que, de outra forma, seriam perdidas.
 

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