Iniciativa WiFi4EU traz internet aos centros urbanos

2018-01-31 A Anacom realiza na sexta-feira, 2 de fevereiro, pelas 15h00, na Fundação Portuguesa das Comunicações, uma sessão de esclarecimento sobre a iniciativa WiFi4EU, da Comissão Europeia. Estão presentes o presidente do regulador, João Cadete de Matos, Hervé Dupuy, da Unidade de Banda Larga da CE, e Guilherme d’ Oliveira Martins, Secretário de Estado das Infraestruturas.

Além desta sessão de esclarecimento, que se realizará em Lisboa, está agendada outra, também para dia 2, em Évora. Amanhã, dia 1, realizam-se sessões em Guimarães e em Coimbra. Com exceção de Lisboa, em que a sessão é aberta ao público, as outras sessões de esclarecimento têm como destinatárias as câmaras municipais.

A iniciativa WiFi4EU visa proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos. O objetivo é a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos, e o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi e será atribuído diretamente pela Comissão Europeia (CE) às câmaras municipais, por concurso realizado numa plataforma eletrónica e num regime de ordem de chegada das candidaturas.

Assim, todos as câmaras municipais que pretendam beneficiar deste financiamento devem proceder à inscrição na referida plataforma de registo, a disponibilizar pela CE. A data de início deste processo será determinada pela Comissão, prevendo-se que o mesmo decorra nos meses de fevereiro e março de 2018.

2018-05-25 | Atualidade Nacional

Para o desenvolvimento de competências em gestão de informação


2018-05-25 | Atualidade Nacional

Multinacional francesa lança iniciativa de captação internacional


Por violação de patentesda marca da maçã


Europeus têm mais controlo sobre recolha e utilização de dados pessoais


2018-05-25 | Breves do Sector

Para ajudar a implementar o Regulamento Europeu de Proteção de Dados


2018-05-21 | Breves do Sector

Incluem o conversível empresarial mais pequeno do mundo