Minsait desenvolve ferramenta para ajudar a enfrentar os impactos do COVID-19

2020-07-02 A Minsait, uma empresa da Indra, implementou uma ferramenta inteligente para a gestão da contabilidade da companhia brasileira GOL Linhas Aéreas. Com esta solução, desenvolvida com base na plataforma Onesait Airlines Revenue, é possível acompanhar em tempo real todo o percurso dos passageiros: do momento em que compram o bilhete até à hora do embarque, agilizando o processo e garantindo maior conforto a todos os clientes. Esta solução, implementada em abril, já apoiou a GOL na gestão de 2,5 milhões de passageiros, um registo que representa uma redução significativa da quantidade de viagens realizadas em período anterior à pandemia de COVID-19.

"Temos uma relação de longa data com a GOL, trabalhando em conjunto desde 2008. O conhecimento acumulado permitiu-nos customizar, em apenas um ano, a nova solução para as particularidades que a GOL tem como companhia aérea ‘híbrida'. Além de consolidar informações num único local, o novo sistema traz informações mais detalhadas e de forma ágil, contribuindo para a melhor gestão financeira da companhia", explica Marcelo Bernardino, head de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil.

Esta integração é fundamental na área de contabilidade de qualquer companhia e ainda mais necessária no setor aéreo, pois a receita das companhias só pode ser reconhecida quando o passageiro faz uso efetivo do bilhete de embarque e dos serviços adquiridos, como um assento especial ou a franquia de bagagem - e não no momento de compra do bilhete. Gerir o trânsito de pessoas com vários voos adiados, ausências e embarques cancelados, além de oferecer as melhores oportunidades de viagem para cada tipo de cliente são fatores desafiantes, mesmo sendo inerentes ao setor.

"O projeto ajudou-nos a integrar diferentes áreas e assim identificar de maneira simples e ágil o perfil de compra dos passageiros, além de fornecer capacidade e maior flexibilidade para as novas fontes de gestão da GOL. Além disso, permite a conetividade ao novo sistema de reservas de passageiros e também colabora nos planos futuros de expansão internacional. Acreditamos que a tecnologia vem desempenhar um papel cada vez mais essencial nas nossas operações e este projeto certamente faz parte do futuro que queremos construir para a nossa empresa", afirma Mario Liao, diretor de finanças corporativas da GOL Linhas Aéreas Inteligentes.

A GOL é pioneira no uso deste tipo de tecnologia, dentro do portefólio da Minsait, que conta com companhias aéreas de renome em cinco continentes. Com a pandemia, a implementação desta ferramenta também foi feita de forma pioneira pela Minsait: a formação realizou-se à distância, bem como as análises da eficiência da nova solução.
A Minsait conta com as skills adequadas para se tornar referência no mercado local e internacional para liderar a transformação digital do setor aéreo. A companhia é uma referência em soluções para companhias aéreas, otimizando os processos mais importantes com as tecnologias mais disruptivas. Para isso, tanto as soluções e serviços de transformação digital, como as propostas de contabilidade de receitas e integração de sistemas permitem impulsionar as vendas diretas, que facilitam chegar a novos clientes e canais, reduzindo custos em tecnologia e operações, assim como a proteção e controlo das receitas.

Uma forte aposta que se confirma com alguns dos êxitos mais representativos do setor. Hoje, mais de 360 milhões de passageiros em todo o mundo viajam em aviões graças aos sistemas para linhas aéreas da Minsait. Através de uma nova conceção de viagens, mais inteligente e orientada para o cliente final, e reconhecida em mais de 40 países, a tecnologia da Minsait opera nas linhas aéreas mais relevantes da Europa e América Latina, assim como em algumas das mais representativas da África, Ásia e Médio Oriente. Além disso, conta com o apoio das principais autoridades da indústria, como é o caso da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), da qual a Minsait é parceira tecnológica estratégica. A Minsait conta com mais de 25 clientes em todo o mundo, e através das suas soluções garante uma redução de 30% nos custos de distribuição das passagens aéreas.


2020-08-06 | Breves do Sector

Permite à banca acompanhar todas as operações com visibilidade e transparência


2020-08-04 | Breves do Sector

Com fornecimento de uma solução analítica completa, com tecnologia Azure da Microsoft


2020-07-29 | Breves do Sector

Das crianças com deficiência neurológica


2020-07-29 | Breves do Sector

A mais de duas dezenas de instituições públicas de saúde do país


2020-07-28 | Breves do Sector

Nas áreas da música e da fotografia


2020-07-28 | Breves do Sector

Solução de câmaras termográficas para os locais mais movimentados


2020-07-23 | Breves do Sector

Conquista Zero Outage Supplier Award 2019 para a Europa do Sul


2020-07-23 | Breves do Sector

Solução já está a ser instalada em várias empresas


2020-07-23 | Breves do Sector

Novo livro disponibiliza roteiro para acelerar a transição para uma sociedade digital