Minsait faz parceria para solução de blockchain

2019-02-07 A Minsait, do grupo Indra, acaba de apresentar em parceria com a Clarke Modet & Cº, empresa especializada em propriedade intelectual, a primeira aplicação de blockchain para este setor, que já está 100% em produção e tem clientes reais. Esta colaboração materializa-se num novo sistema que, graças à tecnologia blockchain, permite o registo de qualquer conhecimento da empresa, através da criação de evidências seguras, imutáveis e confidenciais.

O projeto engloba o desenvolvimento de um serviço assente em blockchain que inclui uma aplicação através da qual os clientes irão aceder à rede híbrida permissionada da Minsait, suportada por tecnologia blockchain de terceira geração. Também contempla a utilização de um serviço da Minsait que proporciona capacidade de testes de existência de ativos digitais.

A proposta inclui a implementação de uma ligação da Clarke, Modet & Cº dentro da rede espanhola Alastria, tornando-se no primeiro caso de uso 100% produtivo e com clientes reais sobre esta blockchain. Tendo em conta que a rede ainda se encontra em fase de testes, o sistema também se apoiará sobre Ethereum, até que esta rede esteja completamente operativa. A Alastria é o primeiro consórcio multissectorial promovido por empresas e instituições para que se estabeleça uma infraestrutura semipública Blockchain/DLT, que suporte serviços com eficácia legal no âmbito espanhol e de acordo com a regulamentação europeia.

Trata-se de uma tecnologia que vem revolucionar os métodos tradicionais de registo de evidências até agora disponíveis no setor da propriedade intelectual, tendo em conta que  permite reduzir os custos atuais até 30 vezes, eleva ao máximo a segurança do processo, ao eliminar os riscos associados quando se colocam à disposição de terceiros documentos confidenciais para se levantar evidências, e permite levantar evidências, de forma imediata e massiva, sobre formatos que, até agora, não se podiam registar pelas limitações tecnológicas dos registos tradicionais.

“O lançamento deste novo serviço é um marco na aplicação de blockchain a negócios reais. O momento dos testes de conceito passou para nós e é fantástico ver como podemos aplicar o blockchain a novos serviços que os utilizadores já começam a utilizar e que os nossos clientes começam a gerar dinheiro desde o primeiro dia”, diz Fernando Cuenca, Director de Tecnologias Emergentes da Minsait.

Este sistema inovador permitirá a gestão adequada do segredo empresarial, onde outros países como Espanha e Portugal são pioneiros, e está previsto que em breve sejam aprovadas as primeiras leis específicas a nível mundial. A figura do segredo empresarial é essencial para a economia. uma vez que, dos intangíveis gerados, somente uma pequena parte está protegida pelas figuras tradicionais da propriedade intelectual (patentes, marcas), sendo a grande maioria o know-how, cuja principal via de proteção legal é através do segredo.

2019-02-15 | Atualidade Nacional

Acordo abrange áreas da mobilidade, colaboração, eficiência energética e processos


2019-02-15 | Atualidade Nacional

Salientando que pode comprometer investimentos


No âmbito da sustentabilidade do planeta e com recurso à tecnologia


2019-02-13 | Breves do Sector

Diretor Geral da Comissão Europeia e Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estiveram presentes


2019-02-12 | Breves do Sector

Solução inovadora do SuccessFactors impulsionam o alto desempenho