NOS debate cibersegurança com especialista mundial

2019-04-08 O mundo digital traz muitas oportunidades e vantagens, mas também desperta riscos para os quais é importante sensibilizar as famílias de forma a criar hábitos saudáveis de utilização da internet e a salvaguardar as devidas medidas de proteção. É neste contexto que a NOS traz a Portugal Mikko Hypponen, especialista mundial no tema da cibersegurança e Chief Research Office da F-Secure.

NOS Security Talk é o nome da conferência promovida pela NOS onde o reconhecido orador internacional é o convidado especial. O evento decorre na manhã do próximo dia 10 de abril, no edifício sede da NOS, e pretende refletir sobre os grandes desafios atuais da ciberegurança, nomeadamente no que diz respeito à segurança online das famílias. Este tema está entre as prioridades da operadora, no âmbito do segmento de mercado residencial, e foi endereçado recentemente com o lançamento do serviço NOS Safe Net.

O NOS Safe Net é uma solução de segurança completa, que combina proteção antivírus e controlo parental numa única plataforma, garantindo a proteção de até 10 equipamentos de toda a família. O serviço protege os equipamentos das mais variadas ameaças – desde vírus a programas da internet que podem danificar computadores, tablets ou smartphones ou comprometer a privacidade dos utilizadores e a sua segurança online.

Esta solução surge no âmbito da parceria da NOS e da F-Secure com o objetivo de assegurar uma navegação online segura a pais e filhos e de criar hábitos saudáveis de utilização da internet.

É neste enquadramento que Mikko Hypponnen vem a Lisboa falar de Segurança Online. “Veterano da guerra cibernética”, como foi apresentado no Web Summit em 2016, ou “caçador de hackers” como o próprio se autointitulou na sua apresentação na primeira edição do evento realizado em Portugal, Mikko Hypponen é uma autoridade mundial em termos de cibersegurança e privacidade online.

Na F-Secure desde 1991, Mikko Hypponen lidera uma equipa de pesquisa e investigação que diariamente deteta e desmantela os maiores ataques de malware da web e é responsável pela captura de vários hackers em todo o mundo. Do seu curriculum destaca-se o facto de ter rastreado os autores do primeiro vírus de PC. Ele e a sua equipa foram responsáveis por desarmar o vírus Sobig.F, os primeiros a alertar o mundo sobre o vírus informático Sasser e ainda pelos relatórios confidenciais sobre o Stuxnet, um complexo vírus desenhado para sabotar as instalações de enriquecimento nuclear iraniano.

Durante estas décadas dedicadas à cibersegurança e combate ao cibercrime, Mikko Hypponen tornou-se numa referência mundial e um especialista requisitado pelos meios de comunicação internacionais. A revista PC World listou-o como uma das 50 pessoas mais importantes da web, a Reader’s Digest como um dos “8 europeus que fazem a diferença” no mundo atual e chegou a receber o prémio Virus Bulletin como o melhor educador do setor.

Para além de professor de cadeiras de Privacidade e Segurança Online nas Universidades de Stanford, Oxford e Cambridge, e de ser consultor para as questões de cibercrime e segurança digital no Parlamento Europeu, o CRO da F-Secure tem realizado ao longo dos últimos 20 anos, centenas de palestras em mais de 40 países, onde se contam as mais importantes conferências de segurança.
 

2019-04-18 | Atualidade Nacional

Na sequência da posição tomada pelo regulador


2019-04-18 | Atualidade Nacional

Anacom ficará com responsabilidade sobre o serviço informativo 118


Gigante já tem 40 contratos de 5G em todo o mundo


Estudo da Indra sobre transportes mostra como será o futuro


2019-04-24 | Breves do Sector

Altran realizou 4ª edição da iniciativa


2019-04-15 | Breves do Sector

Sistema de gestão de tráfego aéreo não tripulado poderá reduzir as emissões de CO2 até 25%