Novo software da Ericsson facilita mudança para o 5G standalone

2020-07-09 Os fornecedores de serviços de comunicação já podem usufruir do potencial total da tecnologia de novo rádio (NR) de 5G com a disponibilidade comercial do software de NR de 5G standalone da Ericsson para bandas médias e baixas de 5G. O software ficou disponível a nível global para todos os clientes em junho.

Com este software, os prestadores de serviços de comunicação já podem operar o NR de 5G sem precisarem de suporte de sinalização a partir de uma rede de LTE subjacente. Isto permitirá que acrescentem o NR de 5G às instalações de 4G existentes com uma arquitetura mais simples ou que implementem o 5G de forma independente em novas áreas, como fábricas, para dar suporte a aplicações e serviços empresariais. Todo o equipamento do Sistema de Rádio da Ericsson implementado desde 2015 suporta as capacidades de NR de 5G standalone com a instalação de um software.

Até à data, as redes 5G eram implementadas no modo Non-standalone (NSA), no qual a camada de rede 4G subjacente suportava a sinalização necessária. Contudo, o NR de 5G standalone suprime esta dependência do 4G, e proporciona uma experiência do utilizador ainda melhor com tempos de ligação à rede mais rápidos, uma gestão da mobilidade mais simples e um acesso imediato a bandas largas de 5G.

"No último ano, trabalhámos em proximidade com muitos clientes para implementar o 5G Non-standalone com êxito. Estas redes de 5G possibilitaram velocidades de dados mais elevadas e novos casos de utilização. Agora, estamos a dar o passo seguinte na evolução do 5G ao disponibilizarmos o software de forma geral, para dar suporte a redes de NR de 5G standalone. Estas capacidades permitirão um número ainda maior de casos de utilização e aplicações", refere Per Narvinger, Chefe de Redes da Área de Produtos da Ericsson.

O NR de 5G standalone possibilitará aplicações que necessitam de baixa latência, como a realidade aumentada e virtual (RA/RV), fábricas inteligentes e veículos ligados. Com um tempo de resposta super-rápido, um dispositivo de NR de 5G standalone pode ligar-se seis vezes mais rapidamente a uma rede de 5G standalone do que um dispositivo que funcione no modo NSA, proporcionando uma experiência melhor ao utilizador.

A T-Mobile e a Telstra são parceiros de longa data da Ericsson que experimentaram o software de NR de 5G standalone da Ericsson nas respetivas redes comerciais.
 "O 5G standalone é o próximo passo importante para a conetividade sem fios, com o potencial de possibilitar toda uma nova gama de aplicações transformativas futuras. Temos orgulho de estar na linha da frente com a Ericsson e outras empresas inovadoras tecnológicas e esperamos disponibilizar esta solução aos nossos clientes no final deste ano", refere Abdul Saad, Diretor de Tecnologias da T-Mobile.

"O 5G standalone é um marco importante na evolução do 5G e a Telstra tem o prazer de trabalhar com a Ericsson no desenvolvimento de novas capacidades a este nível. Como pioneiros na Austrália, na ativação do 5G standalone, compreendemos a importância deste marco e, também, que o 5G será um potenciador importante para criar novas oportunidades tendo em vista uma experiência do utilizador ainda melhor e novos modelos de negócios", acrescenta Channa Seneviratne, Executivo de Engenharia de Redes e Infraestruturas da Telstra.

A Ericsson já concluiu a interoperabilidade do 5G standalone com os principais parceiros do ecossistema. Prevê-se que estes dispositivos fiquem disponíveis no fim de 2020.

Com a disponibilidade geral do software de NR de 5G standalone em bandas médias e baixas, a Ericsson disponibiliza agora uma solução completa de 5G standalone. Para tal, tem o apoio do Núcleo de 5G (5GC) e do portfólio de rádio diversificado 5G da empresa.

2020-12-03 | Breves do Sector

Com seis locais de passagem que culminaram em Campo Maior


2020-12-03 | Breves do Sector

Oferta proporciona melhor experiência para o consumidor


2020-12-03 | Breves do Sector

Para proteger meio ambiente marinho


2020-11-26 | Breves do Sector

Solução permite gestão automatizada de despesas nas organizações


2020-11-26 | Breves do Sector

Digitalização atrai mais visitantes e torna museus e espaços culturais sustentáveis


2020-11-26 | Breves do Sector

Concebida para os setores do comércio e hotelaria


2020-11-20 | Breves do Sector

2ª edição realiza-se em formato totalmente online


2020-11-19 | Breves do Sector

Prémio com maior valor monetário na área da inovação alguma vez atribuído em Portugal