Oracle lança 1º sistema para armazenamento convergente na nuvem

2017-03-29 A Oracle acaba de lançar um sistema para armazenamento convergente na cloud. Esta é a primeira vez que um fornecedor de soluções de cloud pública à escala mundial integra os seus serviços cloud e os seus sistemas de armazenamento de elevado desempenho NAS (Network Attached Storage) nos ambientes on-premises.

O software Oracle ZFS Cloud, incluído na última versão da Oracle ZFS Storage Appliance, permite que as empresas possam transferir de forma fácil e transparente os seus dados e aplicações para a nuvem, otimizando o valor e as poupanças, eliminando em simultâneo a necessidade de gateways externos de armazenamento na nuvem e evitando os custos de licenciamento de software e de acessos à cloud (AKA - custos de entrada na cloud) que são cobrados pelos fabricantes dos sistemas legados locais, pelo direito de acesso à cloud pública a partir das suas plataformas de infraestruturas. Por comparação o custo total de propriedade da Oracle é 87% inferior ao cobrado pelos seus concorrente.

A abordagem da Oracle retira dos utilizadores o ónus de fazerem a sua própria integração na cloud pública a partir das suas instalações, bem como de terem que gerir ambientes com vários requisitos de segurança, equipas de suporte, standards da indústria e vários grupos de funcionalidades, a par do suporte quotidiano, do diagnóstico e da visibilidade ponta-a-ponta. A Oracle é a única empresa do mercado que pode reunir estes dois mundos numa solução co-engineered. Os fornecedores de armazenamento NAS em ambientes on-premises não podem oferecer este nível de convergência e de benefícios económicos já que precisam de um cloud pública para o fazerem. Por seu turno, os fornecedores de cloud pública não possuem sistemas de armazenamento NAS de elevado desempenho em ambientes on-premises.

“Com a sua ZFS Cloud, a Oracle desafia em simultâneo os fornecedores de cloud pública que não podem oferecer sistemas de armazenamento com elevados níveis de desempenho em ambientes on-premises, e os fabricantes de hardware tradicionais que não possuem clouds públicas realmente integradas”, afirma Mark Peters, Practice Director & Senior Analyst, Enterprise Strategy Group.^

“A Oracle está a trazer valor acrescentado real para as empresas ao disponibilizar uma ferramenta híbrida de dados autêntica, com uma opção de segurança na cloud construída diretamente no seio do sistema de armazenamento, contribuindo para simplificar substancialmente as experiências dos utilizadores”, acrescenta.
 

2017-11-24 | Atualidade Nacional

Com recurso a uma solução cognitiva inovadora


2017-11-22 | Atualidade Nacional

Cláudia Goya passa a chairman e Paulo Neves sai do grupo


Investimento de 30 milhões de dólares


2017-11-17 | Breves do Sector

Altice faz acordo a nível europeu