Outsystems: estratégia de teletrabalho aprovada pelos seus quadros

2020-05-18 Dois meses depois de implementar uma estratégia de teletrabalho para os seus mais de mil profissionais em todo o mundo, o balanço que a Outsystems faz do processo é muito positivo e confirma o sucesso na adaptação à nova realidade. Mais de 70% dos profissionais da tecnológica mantiveram ou aumentaram a produtividade e mais de 90% mantiveram ou aumentaram o sentimento de pertença.

Líder do mercado de plataformas low-code para o desenvolvimento rápido de aplicações, A OutSystems realizou um inquérito feito aos seus mais de mil colaboradores em todo o mundo, para avaliar as medidas implementadas pela empresa e a forma como o teletrabalho tem impactado as dinâmicas de trabalho, produtividade, bem-estar e cultura corporativa.

Para compreender o impacto do teletrabalho na vida profissional e pessoal dos seus colaboradores,e das iniciativas que adotou para manter e estimular a cultura corporativa, a OutSystems pediu à equipa para responder a um inquérito de avaliação. Após ter obtido mais de 900 respostas, os resultados revelam que 74,1% dos colaboradores afirmam que a sua produtividade se manteve ou aumentou e 93% afirmam que as políticas implementadas pela empresa mantiveram ou aumentaram o sentimento de pertença e integração na equipa.

No questionário houve ainda espaço para uma classificação em escala de 0 a 10, utilizada para avaliar as iniciativas colocadas em prática pela empresa (9,3), a resposta global da OutSystems ao período de teletrabalho (8,3), o conforto em trabalhar totalmente a partir de casa (7,9), o balanço positivo entre vida pessoal e profissional (6,5) e, por fim, o impacto da resposta da OutSystems no ambiente e cultura interna da empresa (8,5).

Por outro lado, as dinâmicas ao trabalhar com os filhos em casa (49% dos colaboradores fazem-no), o ambiente propício para períodos de maior foco e concentração e as condições de trabalho em casa, são os três principais desafios apontados pelos colaboradores.

"Estarmos fisicamente separados não significa estarmos distantes. Esta foi a ideia base que nos guiou na criação de políticas de trabalho remoto, que foram criadas em tempo recorde e em circunstâncias muito peculiares a que o COVID-19 nos obrigou. Debatemos ideias com pessoas de todos os departamentos e decidimos lançar o Remote Company Program, dedicado a facilitar e apoiar as nossas equipas nesta transição, baseado em três pilares fundamentais: produtividade, bem-estar e sentimento de pertença. Só assim foi possível aproveitar este momento mais difícil e capitalizá-lo para fortalecer a nossa cultura corporativa", refere Alexandra Monteiro, responsável de Recursos Humanos da OutSystems.

As medidas implementadas incluem um microsite com conselhos, dicas e melhores práticas no trabalho remoto e um apoio reforçado aos líderes de gestão para manterem contacto com toda a equipa, de uma forma virtual. Inclui ainda um apoio dedicado a colaboradores com filhos, para melhor gerirem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Já no campo de bem-estar, e usando as diferentes competências de cada colaborador, foi criado um espaço virtual com diferentes atividades que vão deste o yoga à meditação, passando pelo coaching, aulas de ginástica e de culinária, e até um clube de leitura. Por fim, no que diz respeito ao sentimento de pertença, as atualizações trimestrais conduzidas pelo CEO Paulo Rosado passaram a ser semanais, e foi ainda criado o espaço Ask me anything (Pergunta-me o que quiseres) onde cada colaborador pode fazer perguntas aos seus superiores, sobre os diferentes departamentos e atividades da empresa.

"Com um posicionamento focado na agilidade e preparação para as constantes e rápidas mudanças, a OutSystems tem conseguido manter-se totalmente operacional enquanto empresa, nas dinâmicas de equipa e até numa vertente mais individual", conclui Alexandra Monteiro.

2020-06-04 | Breves do Sector

Inscrições terminam a 22 de junho


2020-06-04 | Breves do Sector

Com melhorias da SAP App Center e nova iniciativa SAP Endorsed Apps


2020-06-04 | Breves do Sector

Para criar uma melhor experiência na AppGallery


2020-06-03 | Breves do Sector

Destinado a reforçar cibersegurança no teletrabalho


2020-06-03 | Breves do Sector

Para ajudar os negócios a ganharem capacidade de reduzir os riscos


2020-06-02 | Breves do Sector

O mais recente tablet da marca liga criatividade à produtividade


2020-06-02 | Breves do Sector

Com solução que integra inteligência artificial


2020-06-01 | Breves do Sector

Emoresa especializada em TI nas áreas de outsourcing e nearshoring


2020-06-01 | Breves do Sector

Para acelerar a investigação do COVID-19


2020-05-29 | Breves do Sector

Entrega decorreu online sob o mote "Prémios SAPO em Casa"