Randstad lança programa de atração e retenção de talento

2019-09-24 A Randstad Portugal lançou um projeto de customer experience pioneiro. O "Customer Delight" mede de forma contínua a experiência dos seus candidatos, colaboradores e clientes através da monitorização de dados em tempo real, transformando desta forma a experiência de atração e retenção de talento.

A empresa baseou-se em algumas constatações de vários estudos. Nomeadamente no facto do ambiente de trabalho ser um dos drivers mais importantes na atração e retenção de talento (Randstad Employer Brand Research 2019).  83% dos candidatos afirmam que uma experiência negativa de entrevista tem impacto na decisão de emprego (Deloitte, Candidate Experience survey). 80% dos candidatos referem que partilham de forma pró-ativa uma má experiência de recrutamento (shortlister.com). Mais de metade dos portugueses em idade ativa não se recorda de nenhuma empresa de recursos humanos e mesmo quando as marcas são sugeridas, 35% não reconhece nenhuma (QSP estudo de brand awareness 2018); as empresas que atuam no mercado nacional valorizam a qualidade dos candidatos apresentados mais do que o preço (QSP estudo de brand awareness 2018).

Depois de em 2017 que a Ranstad ter apostado na definição da jornada de cada um dos stakeholders, recorrendo à metodologia Agile, no segundo momento foram questionados os públicos alvo para identificar quais os momentos da jornada que realmente marcavam a diferença.

"O foco não está nos stressing points, mas sim nos momentos que levam ao delight, que estão acima da média e que têm impacto na experiência" afirma Inês Veloso, marketing and communications director da Randstad Portugal.

Foi nesta definição que a multinacional de recursos humanos conseguiu identificar a importância do elemento humano e o papel do consultor na experiência. "Fatores como o pagamento de salário atempado são menos importantes do que o saber que tenho um consultor que me pode apoiar durante o meu trabalho na Randstad. Resultados que não nos devem surpreender porque sabemos que o elemento humano é o fator de diferenciação e por isso somos human forward, mas vermos num gráfico a importância desse momento eleva a nossa responsabilidade", reforça a mesma responsável.

Assim, desde o início deste ano que a Randstad Portugal está a fazer questionários em contínuo dos micro-momentos considerados críticos, através de um dashboard e recorrendo à escala do NPS. A empresa monitoriza a jornada por áreas de negócio, não esquecendo os candidatos mesmo que não estejam em processo e também os seus colaboradores internos.

Os resultados da medição contínua reforçam a necessidade de humanizar cada vez mais a relação entre a Randstad e os seus stakeholders. Para garantir o sucesso desta transformação é fundamental o envolvimento de embaixadores das várias áreas da empresa.

"Acreditamos que o fator humano já é parte do nosso ADN, mas que por algum motivo por vezes no dia-a-dia nos esquecemos. O customer delight é esse reforçar de quem somos e é a transformação que precisamos para entregar a nossa promessa de human forward" afirma José Miguel Leonardo, CEO da Randstad Portugal.
 

2019-11-13 | Atualidade Nacional

Grupo sobe receitas e clientes em todos os segmentos de mercado


2019-11-13 | Atualidade Nacional

Com crescimento nos negócios fixo e móvel


Negócio deverá ficar fechado em 2020


Em causa está a preferência dos consumidores pelo online