Siemens põe Ferpinta na Indústria 4.0

2018-06-04 A Siemens foi escolhida pela Ferpinta, empresa de metalomecânica e metalúrgica, para modernizar e tornar mais eficiente a sua fábrica em Vale de Cambra. No âmbito deste projeto rumo à Indústria 4.0,  foram renovados os equipamentos de automação, sistemas de tração, motores e as instalações elétricas. Com a solução global implementada pela Siemens, a Ferpinta irá garantir uma poupança energética de cerca de 10%.

"Com a tecnologia implementada contribuímos para aumentar a competitividade da Ferpinta que, ao investir na modernização da sua fábrica, deu importantes primeiros passos rumo à indústria 4.0", disse António Mira, diretor para a Indústria da Siemens Portugal.

"Esta parceria entre duas entidades altamente conceituadas teve como objetivo alcançar uma maior eficiência energética mantendo-nos na vanguarda tecnológica. O incremento dos nossos índices competitivos neste exigente mercado global, reforça a liderança no nosso setor de atividade", afirma Jorge Teixeira, administrador da Ferpinta.

Adicionalmente, a intervenção da Siemens, que incluiu o fornecimento de tecnologia de última geração na área dos conversores de frequência distribuídos e motores arrefecidos a água, tornou mais eficiente o sistema de corte de chapa da Ferpinta. A partir de agora é também possível monitorizar a máquina de corte de chapa através do software SIMATIC WinCC. Este sistema inovador de visualização da Siemens disponibiliza funções de elevado desempenho para monitorização de processos automatizados.

No âmbito deste projeto, duas máquinas desta unidade fabril da Ferpinta registaram um aumento da sua performance operacional, verificando-se também um incremento na disponibilidade das mesmas, com redução dos tempos de paragem e redução dos custos de manutenção.

2018-10-18 | Atualidade Nacional

Na definição dos novos parâmetros de qualidade do serviço


Alemã sobre previsões para o total do ano


Graças à procura de 5G nos EUA e aos upgrades na Europa


2018-10-19 | Breves do Sector

Acaba de ser inaugurada no Porto