Vodafone lança soluções de IoT para o segmento de consumo

2018-07-04 A Vodafone Portugal lançou o ‘V by Vodafone’, uma nova categoria de produtos IoT que tem como principal objetivo transformar a vida dos portugueses, tornando o seu dia a dia mais inteligente e simples. Garantindo ser o primeiro operador nacional a abrir o leque de soluções com tecnologia IoT ao consumidor final, pretende transformar as coisas em objetos inteligentes e conectados, geridos através de uma app, com a qual o cliente pode controlar os equipamentos. Nesta fase de lançamento, a oferta incide sobre as áreas de segurança em mobilidade e localização.

Assim, o operador apresenta quatro produtos nestas duas áreas, antecipando um reforço até final do ano com a inclusão de soluções de smart home. Para já, estão a ser oferecidos o V-Auto, V-Cam, V-Pet e V-Bag.

O V-Auto é um equipamento desenvolvido na fábrica Vodafone Automotive, em Itália, que se liga à ficha OBD do automóvel (standard existente em todos os veículos vendidos na União Europeia a partir de 2003). Uma vez instalado, o V-Auto é alimentado pela bateria do veículo e está sempre ligado à rede móvel da Vodafone, adicionando várias funcionalidades: o Auto SOS, onde em caso de acidente, o condutor é imediatamente contactado pelos serviços de assistência; encontrar o meu carro, possibilitando ao proprietário localizar o carro de forma imediata através da app V-Auto no smartphone; e pontuação de segurança, pontuando o condutor de acordo com o seu tipo de condução. Tem um custo inicial de 79,90€ e uma mensalidade de 6€.

Já a V-Cam é uma câmara HD que funciona em contexto de mobilidade, ligando-se de forma automática à rede IoT da Vodafone. Tem detetores automáticos de movimento e um modo de visualização noturna, bem como a capacidade de guardar na cloud os vídeos que capta. A sua bateria tem a duração de aproximadamente um mês, sendo ideal para utilização em segundas casas. Tem um custo inicial de 379,90€ e uma mensalidade de 6€.

Por sua vez, o V-Pet é um equipamento que permite localizar cães e/ou gatos através de uma combinação de GPS e rede móvel. Recebe alertas no smartphone se o animal se desviar de uma zona de segurança definida pelo utilizador e monitoriza as atividades dos animais, verificando, por dia, quantos minutos passam a dormir, a correr ou até a brincar. Tem um custo inicial de 49,90€ e uma mensalidade de 4,5€.

Já o V-Bag é um equipamento com localizador GPS para qualquer tipo de mala, como de viagem ou mochilas, que ajuda os utilizadores a reduzir o risco de roubo ou perda. Os Ccientes podem configurar um alerta de smartphone para serem notificados se a mala sair de uma área designada, ou encontra-la em caso de perda. Tem um custo inicial de 59,90€ e uma mensalidade de 3€.

A suportar o lançamento desta nova gama de produtos, que dão resposta a necessidades cada vez mais específicas dos Clientes, está o V-SIM – um cartão SIM desenvolvido exclusivamente para equipamentos IoT que, além de garantir a conectividade de todos os produtos da gama V by Vodafone, é ainda compatível com outros dispositivos que utilizem tecnologia Internet das Coisas.

Para gerir o V-SIM foi criada a app móvel V by Vodafone, que torna o processo de subscrição e gestão de todos os equipamentos com ligações IoT mais imediata e fácil. Além de garantir uma visão geral e única de todos os produtos a partir de uma plataforma digital, simplifica a vida ao consumidor uma vez que passa a ser possível associar qualquer equipamento IoT à sua conta Vodafone, deixando de ter de subscrever um serviço por cada dispositivo utilizado.

“A Internet of Things já está a transformar a maneira como as empresas operam. Agora chegou a vez dos consumidores tirarem partido desta tecnologia. O V by Vodafone simplifica a utilização de uma vasta lista de equipamentos IoT, ajudando a tornar mais inteligentes as tarefas do dia a dia de todos os portugueses”, diz Emanuel Sousa, Administrador para a Unidade de Negócios Particulares da Vodafone Portugal.

Estima-se que, nos mercados onde a Vodafone opera, existirão até 2020 mais de 370 milhões de dispositivos eletrónicos IoT só no segmento de consumo, capazes de se ligarem entre si através de rede móvel. Atualmente este número ronda os 50 milhões.

“Este crescimento exponencial vai provocar uma mudança drástica na maneira como as pessoas gerem as suas vidas quotidianas. A Vodafone é líder mundial na utilização desta tecnologia no segmento empresarial e agora vai colocar todo o seu know how ao serviço de milhares de consumidores para que tirem o máximo proveito da próxima revolução digital global”, acrescenta Emanuel Sousa.

A estratégia que suporta o lançamento do V by Vodafone vem dar continuidade ao trabalho já efetuado no segmento empresarial na área de IoT. O Grupo Vodafone é líder mundial no desenvolvimento e implementação de soluções com esta tecnologia, tendo já ultrapassado o marco de 60 milhões de ligações.

A oferta atual da gama V by Vodafone será reforçada com novos produtos nas áreas segurança em mobilidade e localização até ao final do ano. A par disso serão endereçadas novas áreas de atuação, nomeadamente “smart home”, cujo lançamento está previsto na mesma altura.
 

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