Vodafone: smart parking reforça mobilidade em Cascais

2019-02-21 A Vodafone Portugal desenvolveu um projeto pioneiro de NarrowBand-IoT (NB-IoT) no Município de Cascais, através da Cascais Próxima. A solução permitirá a quem vive ou visita a Vila encontrar, em tempo real, os lugares de estacionamento disponíveis nas principais e mais procuradas artérias do concelho.

Esta solução de Smart Parking abrange a Praia de Carcavelos e a Boca do Inferno e estará integrada no ecossistema MobiCascais, permitindo ao utilizador da aplicação identificar lugares livres nas zonas monitorizadas por sensores.  Foi desenhada com recurso a duas tecnologias distintas que dão resposta às diferentes necessidades das zonas abrangidas: os sensores de NB-IoT na Boca do Inferno têm a particularidade de estar escondidos no subsolo e, como tal, não estão visíveis ao público; na Praia de Carcavelos serão instaladas câmaras inteligentes que, além de monitorizarem os lugares disponíveis, permitem o controlo de veículos mal-estacionados.

O projeto reforça a posição vanguardista do município de Cascais na adoção de novas tecnologias que têm posicionado o concelho como “smart city”. O NB-IoT é uma nova tecnologia de transmissão em acelerada expansão, com claros benefícios para empresas, cidades e cidadãos e tem inúmeras vantagens, com destaque para a segurança na ligação massiva de dispositivos IoT, maior vida útil das baterias dos equipamentos e, consequentemente, maior longevidade, o seu baixo custo de implementação para grandes áreas geográficas ou infraestruturas urbanas e a cobertura de longo alcance.

A MobiCascais é a aplicação móvel do Município de Cascais que suporta a inovadora estratégia de mobilidade integrada do concelho, permitindo aos visitantes ou munícipes a aquisição e uso, de forma simples, de vários serviços de mobilidade, tais como a partilha e o parqueamento de bicicletas, transportes públicos e parques de estacionamento.

“A liderança do Grupo Vodafone em Internet of Things, com uma gestão mundial integrada de quase 81 milhões de cartões, é o selo de garantia para a crescente procura de projetos de NarrowBand IoT por parte do tecido empresarial português”, afirma Paula Carioca, administradora do segmento empresarial da Vodafone Portugal.

“A implementação de uma rede NB-IoT e de uma rede de câmaras inteligentes para o serviço Smart Parking permitirá oferecer um aumento da qualidade de serviço prestada pela Cascais Próxima, mediante uma poupança significativa de tempo e custo de deslocação na identificação dos espaços de estacionamento de rua que se encontram disponíveis via app MobiCascais. A curto prazo, novos serviços como o Car Sharing e uso de trotinetes serão disponibilizados nesta app. O Município estima que esta tecnologia possa estender-se, no médio-prazo, a cerca de 10.000 lugares de estacionamento dentro do Concelho de Cascais”, refere Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
 

2019-06-14 | Atualidade Nacional

João Bento reverte estratégia adotada até agora pelo grupo postal


2019-06-14 | Atualidade Nacional

Por sete milhões de euros


Deutsche Telekom foi o operador que mais investiu


Por falta de fornecimentos da Intel e Microsoft


2019-06-11 | Breves do Sector

Para ajudar as empresas a compreender melhor e prever problemas


2019-06-06 | Breves do Sector

É o único operador a disponibilizar aplicação de tv em consolas