Wavecom desenvolve plataforma de comunicações rádio

2018-07-24 É uma tecnologia que permite aos clientes ter acesso de qualidade à internet e às empresas recolher informação no momento para tornar os serviços mais eficientes. Foi desenvolvida pela Wavecom, uma empresa portuguesa, e assume-se como uma plataforma rádio de comunicações. Já está a ser instalada na CP e na Carris.

Denominada Wavesys, esta plataforma tem múltiplas funcionalidades. Permite ter até quatro interfaces rádio e disponibiliza várias tecnologias diferentes, como 3G, 4G, wi-fi e TDT. Sendo modelar, tem várias funcionalidades e está já a ser aplicada na área dos transportes. Ao permitir a oferta de wi-fi em autocarros, comboios, carros e outros veículos de melhor qualidade e permitindo ligar-se a vários operadores de comunicações em paralelo, facultando ao utilizador uma melhor experiência, aproveita todo o potencial dos dados.

A tecnologia está a ser instalada nos comboios da CP, nos Alfa e Intercidades, e na Carris. Entre as várias aplicações, a mais promissora é a possibilidade de ligar sensores que estão espalhados em cidades ou instituições e que precisam de transmitir, de forma segura e fiável, os dados que vão recolhendo. Tendo em conta que há cada vez mais há dados a serem recolhidos por sensores e máquinas, que têm de ser inseridos em bases de dados e tratados para retirar informação e criar valor, esta é uma plataforma que poderá melhorar significativamente a vida das cidades, por exemplo.

Para desenvolver as potencialidades da plataforma, a Wavecom está a auscultar startups, incubadoras e universidades no sentido de criar um cluster para desenvolver aplicações que usem a plataforma. Pretende-se acelerar a adoção desta tecnologia de forma massificada e, com isto, dar a usufruir todos os benefícios que a tecnologia promete. Numa fase posterior, a Wavecom quer exportar esta solução, depois de testada em Portugal.

Criada em 2000, a Wavecom é uma empresa de engenharia de comunicações com larga experiência em sistemas e aplicações wireless e IP chave-na-mão. Tem um núcleo de engenheiros com um passado profissional ligado à I&D em telecomunicações, nomeadamente radiofrequência e micro-ondas no Instituto de Telecomunicações. Em Aveiro, onde está sediada, tem vindo a criar novos produtos que já estão a chegar ao mercado e têm múltiplas funcionalidades.

A Wavesys surgiu em 2013, depois de 5 anos de trabalho de investigação. Começou a ser desenvolvido por uma equipa de apenas duas pessoas, e abrange hoje dezena e meia de técnicos especializados. Contou com apoios nacionais e europeus destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias.
 

2018-08-09 | Atualidade Nacional

Sobre a oferta para acesso a postes


2018-08-07 | Atualidade Nacional

Regulador setorial propõe entregar ao Estado 33,6 milhões


Com criação de 700 mil postos de trabalho ao longo dos próximos 3 anos


No desenvolvimento de veículos inteligentes conectados


2018-08-02 | Breves do Sector

App NOS Kids disponível para Android e iOS e brevemente na web